Mais de 95% das propriedades já foram visitadas

Recenseadores de Passo Fundo percorreram mais de 700 estabelecimentos. Prazo para finalizar etapa de entrevistas encerra dia 28 de fevereiro

Por
· 2 min de leitura
Servidores têm menos de 15 dias para finalizar o trabalho a campo de coleta de informaçõesServidores têm menos de 15 dias para finalizar o trabalho a campo de coleta de informações
Servidores têm menos de 15 dias para finalizar o trabalho a campo de coleta de informações
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O feriado de Carnaval foi de trabalho para os recenseadores do Censo Agropecuário 2017. A menos de 15 dias para o fim do período de coleta de informações, os servidores vão a campo para conseguir as últimas entrevistas. Em torno de 95% dos estabelecimentos já foram visitados em Passo Fundo, conforme o coordenador da agência regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jorge Bilhar.


O índice representa cerca de 700 propriedades rurais. A expectativa de Bilhar é que as entrevistas sejam finalizadas até o dia 28 de fevereiro. O único empecilho que pode atrasar a finalização das entrevistas é o período de férias e, consequentemente, a ausência dos responsáveis pelos estabelecimentos. Como o Carnaval já passou e o calendário de volta às aulas está próximo, o coordenador acredita que o grupo finalizará a etapa dentro do previsto.


As informações trazidas pelos recenseadores deverão apresentar uma redução da produção rural na região e em Passo Fundo. “No último Censo havia mais de 800 estabelecimentos, mas estamos nos deparando com um avanço do perímetro urbano e onde era propriedade agrícola, se transformou em loteamento”, pontuou Bilhar.


O coordenador reforça o pedido para que os proprietários recebam bem os recenseadores e prestem informações o mais fidedignas possível. As estatísticas do Censo Agro deverão servir como base para a criação de políticas públicas voltadas ao setor posteriormente. “O Censo é de suma importância para os municípios e para gerar as políticas públicas para o agronegócio. Além de levantar informações sobre as evoluções tecnológicas no campo. A agricultura é um celeiro no Rio Grande do Sul e também no Planalto Médio, que tem como forte a produção de grãos e de frangos”, destaca. As informações declaradas ao IBGE são sigilosas e não podem ser repassadas a outros órgãos, como, por exemplo, a Receita Federal.


Em toda a região, os 53 recenseadores e 19 agentes censitários já percorreram mais de 15 mil propriedades rurais desde outubro, quando começou o trabalho de campo. Ao total, há em torno de 17,1 mil estabelecimentos nos 26 municípios de abrangência da agência.


IBGE de Passo Fundo
A Agência do IBGE em Passo Fundo tem, sob sua jurisdição, 26 municípios. São eles: Camargo, Casca, Ciríaco, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Fontoura Xavier, Gentil, Ibirapuitã, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Passo Fundo, Pontão, Pouso Novo, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São José do Herval, Sertão, Soledade, Tio Hugo, Vanini, Victor Graeff e Vila Maria. Nesta região, são 53 recenseadores e 19 funcionários entre agente censitário, agente municipal (responsável pela parte técnica), agente supervisor (coordena os recenseador) e agente censitário regional (responsável pela área de trabalho de vários municípios – subáreas de Marau, Passo Fundo e Soledade).


Sobre o Censo
O Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que mobiliza milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados. O Censo Agropecuário tem a coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, à qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.


Depois de aplicados todos os questionários do Censo Agro 2017, os resultados serão apurados e então divulgados. A divulgação preliminar deve ser iniciada já no primeiro semestre de 2018 e até o final do segundo semestre devem estar publicados todos os produtos que irão compilar os resultados da operação censitária.

Gostou? Compartilhe