Comércio está otimista com a proximidade da Páscoa

Vendas devem crescer em relação ao ano passado motivadas, entre outros fatores, pela adequação dos produtos ao bolso dos consumidores

Por
· 1 min de leitura
Desde 2016, indústrias de chocolate têm diminuído o mix de produtos e oferecidos ovos de chocolates com preços menores a fim de estimular as vendasDesde 2016, indústrias de chocolate têm diminuído o mix de produtos e oferecidos ovos de chocolates com preços menores a fim de estimular as vendas
Desde 2016, indústrias de chocolate têm diminuído o mix de produtos e oferecidos ovos de chocolates com preços menores a fim de estimular as vendas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A proximidade da Páscoa anima os comerciantes com a possibilidade de um incremento de vendas. Neste ano, tanto a indústria quanto o comércio estão se adequando às condições e necessidades do consumidor a fim de estimular as vendas. Mas nem só os chocolates estão na lista dos presentes mais procurados, livros, acessórios, roupas, calçados e brinquedos também são bastante procurados.


Conforme a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Carina Sobiesiak, o crescimento das vendas e relação ao ano passado deve ficar próximo dos 10%. Em 2017, em comparação com o ano anterior, o crescimento havia sido de 8%. Um dos motivos para a expectativa de aumento é a adequação das indústrias que colocam no mercado chocolates com valores menores a fim de garantir que se tenham opções para todos os bolsos.


No Brasil, Carina destaca que 62% das pessoas têm o hábito de presentear com chocolates na páscoa, o que representa uma boa oportunidade para o setor. “Todas as indústrias de chocolate que pesquisamos estão otimistas com o crescimento e o mercado está melhorando”, pontua. No caso dos ovos de chocolate, Carina enfatiza que as pessoas poderão encontrar no comércio opções a partir de R$ 9.


Além de chocolate, há possibilidade de crescimento de vendas em várias outras áreas. Segundo Carina, 38% das pessoas que presenteiam na data buscam opções ao doce mais tradicional. Com isso, crescem também as vendas de livros, acessórios, roupas, calçados e brinquedos. Para o período, a CDL não cria campanhas de descontos específica, mas fica a cargo de cada comerciante oferecer as suas facilidades aos clientes. A fim de estimular as vendas, a Câmara faz a divulgação por meio de anúncios publicitários e também peças fixadas nas lojas.


Um dos objetivos destes materiais de divulgação é lembrar ao consumidor a importância de fazer suas compras antecipadamente e garantir maior tranquilidade. Para a data também não há muitas mudanças no horário de atendimento das lojas.


Supermercados
Nos supermercados também há a expectativa de crescimento das vendas. Conforme Celso Marcolan, vice-presidente do Sincogêneros de Passo Fundo, os mercados já estão começando a expor os produtos de Páscoa e a expectativa também é de que haja um crescimento. Os ovos continuam sendo a aposta das indústrias e dos supermercados, mas com algumas diferenças. Desde 2016 as indústrias oferecem menos variedades de ovos, por exemplo. Essa redução no mix de produtos pode chegar a 30% em alguns casos. Além disso, as pessoas têm procurado mais produtos que ofereçam melhor relação custo x benefício, como barras de chocolates e bombons para compor cestas.

Gostou? Compartilhe