Fortalecimento da rede de atendimento à mulher vítima de violência é buscado em encontro

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher foi criado para ser um espaço de acolhimento, orientação e acompanhamento às mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo conta com equipamentos e políticas públicas fundamentais para dar suporte à rede de atendimento à mulher vítima de violência. Um exemplo é o Centro de Referência e Atendimento à Mulher, que tem o objetivo de trabalhar na prevenção e enfrentamento à violência, aproximar cada vez mais os integrantes da rede dos serviços e ampliar o fluxo dos atendimentos, melhorando o trabalho de todos e oferecendo atendimento mais ágil e eficaz às mulheres.

“Passo Fundo, é um dos poucos municípios do Estado a ter esse equipamento social, que trabalha na média complexidade, especificamente com as questões que envolvem as mulheres, direitos violados e violência de gênero”, destaca a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis. 

Para dar seguimento às ações realizadas e projetar novos passos, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo, através do Centro de Referência e Atendimento à Mulher e da Coordenadoria da Mulher, realizou um encontro com a participação do Conselho da Mulher, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Projur Mulher e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). 

Além das estratégias discutidas, foi organizada a programação do Centro de Referência e as atividades da rede em comemoração ao Dia da Mulher, que ocorre em 8 de março. “Trabalhar em conjunto é o caminho para o reconhecimento da rede em suas especificidades, assim como para a realização dos encaminhamentos necessários em casos de violência contra a mulher e prevenção e enfrentamento a essas violências. Fortalece a todos e proporcionando mais segurança ao trabalho realizado”, finaliza Elenir. 

O Centro
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher foi criado para ser um espaço de acolhimento, orientação e acompanhamento às mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência. Com a construção e aparelhamento do espaço público, a ideia é oferecer, gratuitamente, atendimento através de uma equipe multidisciplinar qualificada, prestando acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, de modo a fortalecer sua autoestima e possibilitar que essas mulheres se tornem protagonistas de seus próprios direitos.

Gostou? Compartilhe