Professoras da Educação Infantil paralisam atividades

Categoria sinaliza greve para a próxima semana caso não se avance nas negociações

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dezenas de professoras da rede municipal realizaram uma mobilização, ontem, em frente à Prefeitura pedindo que o Executivo se manifeste sobre a longa espera das professoras da Educação Infantil pela promoção. A atividade deu início do calendário de mobilizações que busca a regularização dos pagamentos das promoções de nível. Do dia 27 de fevereiro ao dia 02 de março as professoras estarão em sala de aula durante meio turno, participando das mobilizações a partir das 9h30min durante a manhã e das 15h30min durante a tarde.

 

Esta discussão se arrasta há mais de cinco anos, quando já se anunciava a necessidade de criação de vagas para a promoção de nível dos professores de EI da rede municipal. Atualmente mais de cem profissionais aguardam que o Executivo sinalize o cumprimento deste direito previsto no Plano de Carreira do Magistério. Em outubro de 2017, após solicitação do governo, o CMP Sindicato desenvolveu um projeto que aponta uma maneira de solucionar o impedimento legal da criação de vagas apontado pela administração municipal.

 

Conforme o advogado da entidade Henrique Cullmann, o condicionamento de criação de vagas para uma promoção na carreira por mera titulação está sendo superado por diversos municípios, como Santa Maria, Erechim, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, pois o que se visa é a excelência na qualificação profissional do docente de educação básica para se entregar à sociedade uma educação pública de qualidade. Segundo afirma, não resta alternativa senão fixar o critério de promoção na carreira vinculando exclusivamente à titulação do professor, que tem periodicidade anual.

 

Após algumas falas as professoras foram até o gabinete do prefeito onde foram recebidas pelo Chefe de Gabinete Gilberto Gosh, que se afirmou que deve conversar com o prefeito sobre o assunto de forma a resolver a questão o quanto antes. As professoras alertaram que conforme deliberação em assembleia da categoria o calendário segue com mobilizações até a próxima sexta-feira (02), com o indicativo de greve para a próxima semana.

Gostou? Compartilhe