A Prefeitura de Passo Fundo confirmou nessa semana mais um investimento para buscar a reciclagem de resíduos sólidos e a geração de emprego e renda. O prefeito Luciano Azevedo autorizou a licitação de um novo pavilhão para a Usina de Reciclagem.
“Com essa ampliação instalaremos mais duas esteiras de reciclagem, que serão compradas separadamente. Esse compromisso foi assumido com os recicladores lá em julho se 2017, quando pela primeira vez a Prefeitura contratou uma cooperativa de recicladores, a Recibela. Com esse investimento a capacidade de reciclagem irá triplicar”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi. Atualmente, a Recibela está trabalhando em dois turnos, totalizando 60 pessoas.
Os recursos são de aproximadamente R$ 587 mil, sendo provenientes do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.
Cada um fazendo a sua parte
Todo o lixo recolhido em Passo Fundo é levado até a Central de Triagem e Transbordo. Chegando lá, o material recolhido pela coleta seletiva vai diretamente para a separação. Na esteira as sacolas ou sacos de lixo são abertos para o material reciclável ser separado pelos cooperados.
Justamente por essa logística, é fundamental que as famílias façam a separação do lixo seco e orgânico em suas casas, como explica Rubens: “a separação dos resíduos nas residências facilita o trabalho de reciclagem realizado por todas as cooperativas, em especial a Recibela, por isso a importância da separação em resíduo orgânico e seco independente de possuir coleta seletiva no bairro”.
Autorizada obra para novo pavilhão da Usina de Reciclagem
· 1 min de leitura