A safra recorde de grãos garantiu o crescimento de 13% da agropecuária em 2017 na comparação com 2016, melhor desempenho já registrado pelo setor na história, segundo avaliação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) anunciado nesta quinta (1) pelo IBGE. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do PIB do país no ano passado. O PIB total brasileiro cresceu 1% em 2017 em relação ao ano anterior. O resultado do crescimento do país é atribuído ao setor agropecuário, único segmento com expansão relevante.
“O produtor rural investiu em um pacote tecnológico avançado na safra 2016/2017 e foi coroado com um excelente clima, o que garantiu uma safra recorde de 238 milhões de toneladas”, afirmou o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.
Segundo ele, o resultado da atividade rural foi o principal responsável para que o PIB total do Brasil não tivesse queda em 2017.
Conchon avaliou, ainda, que o setor deu importante contribuição para a geração de empregos, para o saldo positivo da balança comercial e para a queda da inflação no ano passado. “Tudo isso mostrou a importância do setor agropecuário brasileiro para a sociedade e para a economia brasileira”.
Para este ano, o economista da CNA acredita que o setor agropecuário poderá crescer em níveis próximos ao de 2017, em um cenário mais otimista para a economia brasileira como um todo. Na sua avaliação, além da boa safra, a melhoria observada nos preços de commodities como a soja também deve impulsionar o agro em 2018.