A Emater/RS-Ascar contará com diferentes espaços de extensão rural durante a Expodireto Cotrijal 2018. As áreas terão como foco a produção, renda e a sustentabilidade. No total, serão 13 diferentes espaços preparados para atender aos visitantes. Alguns serviços também serão prestados nos espaços da Emater.
Bovinocultura de Leite
Quatro importantes temas serão tratados: qualidade das forrageiras; melhoramento genético; sala de ordenha; e irrigação de pastagens. Para agricultores interessados, a Emater/RS-Ascar irá elaborar proposta de dieta para vaca leiteira, levando em consideração a realidade da propriedade, tendo como metodologia o programa da Emater/RS-Ascar SisLeite.
Além disso, o produtor será convidado a refletir: quanto custa produzir leite? O cálculo apresentado pela Emater/RS-Ascar parte da análise bromatológica, feita em laboratório para quantificar minerais, energia, proteínas e fibra. O objetivo é conhecer, com auxílio da ciência, o real potencial de cada forrageira e o custo de produção de cada litro de leite.
Cooperativismo
Unidades de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e cooperativas gaúchas destacam neste espaço a intercooperação, por meio de redes constituídas, dando ênfase à comercialização para o mercado institucional. Também serão apresentados neste espaço, os processos de produção e transformação da erva-mate e do porongo, com destaque ao trabalho de cooperativas assistidas pelas equipes da Emater; maquete de cooperativa com geração de energia; bem como mudas de árvores para serem distribuídas ao público.
Cozinha Didática
Com o tema Gorduras alimentares e sua relação com a saúde, a Emater/RS-Ascar chama a atenção para o uso das gorduras na alimentação e seu efeito à saúde, ao mesmo tempo em que valoriza os alimentos produzidos no Rio Grande do Sul, pelos agricultores familiares.Durante a semana, serão realizadas 13 oficinas alimentares, tendo como base gorduras mais saudáveis, com receitas de pão de mel, sorvete e picolé, manteiga cremosa, bolo mesclado e pipoca com azeite e especiarias. O público também terá acesso a informações sobre o Índice de Massa Corporal (IMC). No Espaço Educativo, serão repassadas informações sobre a quantidade de gorduras presentes em alguns alimentos industrializados consumidos pela população.
Florestas Comerciais
Estarão em destaque neste espaço temático o manejo florestal do eucalipto e do pinus; o sistema agroflorestal de erva-mate Cambona 4; frutíferas nativas; processamento e uso da madeira; formação de pastagem na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; atividades de apicultura e meliponicultura; produção de mudas florestais; industrialização do porongo; e o “Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate.
Gestão Sustentável da Agricultura Familiar
Um ano depois, o que muda na propriedade rural que faz gestão? O resultado de um ano do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, política pública gaúcha lançada em dezembro de 2016 e executada pela Emater/RS-Ascar, é animador. Por meio de gráficos, fotografias e análises será possível ver a diferença “antes” e “depois” do Programa.
Horticultura
“Não é racional passar fome”. A Emater/RS-Ascar comprova isso com práticas sustentáveis, desde as mais simples práticas agrícolas, empregadas na agricultura familiar e urbana até as mais complexas, com uso de insumos, equipamentos e máquinas de alta precisão tecnológica, usados por agricultores empresariais. Destaque para cultivo em estufas - com fertirrigação-, de tomate, pepino e melão e, ainda para o “hortão”, onde são cultivados arroz, feijão, batata, mandioca, milho verde, abóboras, brócolis, cebola de verão, dentre outros.
Horto de Plantas Bioativas
Para cada dia da semana, uma atividade diferente, envolvendo as plantas do Horto: suco calmante, óleo de massagem, escalda-pés, patê de manjerona com ervas finas e enfeite de cuia aromatizado. Neste espaço também será abordada a Gestão em Saúde Pública, mostrando a viabilidade da implementação das práticas alternativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
Irrigação
A irrigação tem se mostrado um investimento que alavanca aumentos de produtividade em diferentes sistemas de produção. Na Expodireto, a Emater/RS-Ascar instala uma irrigação com sistema fixo por aspersão de tubulação enterrada em área de forrageira tyfton 85. Também serão apresentados resultados técnico e econômico em propriedade que utiliza a irrigação para a grama Jiggs. Ainda neste espaço, serão discutidos temas técnicos como manejo da irrigação (intensidade e frequência de regas) e especificações dos principais equipamentos de irrigação (moto-bombas, tubulação, aspersores), bem como crédito rural vinculado à atividade e programas governamentais que dão suporte na área ambiental e na subvenção/subsídio.
Meliponicultura e Apicultura
Estimular práticas sustentáveis na agropecuária e preservar espécies nativas de insetos é a proposta deste espaço, que traz Abelhas Sem Ferrão (meliponicultura) e Apicultura. O objetivo é mostrar a importância das abelhas na polinização das plantas de qualquer espécie – na horta, pomar, lavoura, floresta. Este espaço de trabalho vai discutir também os cuidados à preservação de abelhas em meio ao grande uso de agrotóxicos, presentes no setor rural produtivo. Serão apresentadas cinco espécies,dentre as 24 nativas do RS – Manduri, Jataí, Mandaçaia, Mandaguari e Mirim. Também serão mostrados equipamentos para criar e produzir mel com Apis melífera, espécie exótica.
MIP – Tecnologia de Aplicação
Manter a população de insetos abaixo do nível de dano econômico, sem abusar de inseticidas, com resultados sustentáveis tanto do ponto de vista econômico como ambiental é um dos objetivos trabalhados no espaço do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Tecnologia de Aplicação, temas intimamente ligados. Neste espaço será demonstrada a correta utilização do “pano de batida” para identificação e quantificação de pragas na lavoura. Destaque também para temas ligados à regulagem de pulverizadores, considerando a eficácia da aplicação de defensivos agrícolas a partir de detalhes como o volume de calda, tamanho de gotas, pontas de pulverização, condições climáticas ideais e atenção ao alvo a ser atingido - pragas, doenças ou plantas daninhas; bem como à saúde do agricultor, com estímulo ao uso de equipamentos de proteção individual.
Piscicultura
A construção do açude e a sobrevivência dos peixes são o começo da trajetória. Na sequência, temos a agroindústria, onde são feitos a depuração, insensibilização, sangria, abate e filetagem de tilapiás, carpas, traíras, jundiás. O aproveitamento do peixe, em pratos temperados com alecrim, manjericão, alho e outras iguarias daculinária brasileira, segue o rigor das Boas Práticas de Fabricação. Por fim, os melhores cortes são embalados e congelados, prontos para o consumo.
Qualidade de Semeadura
Velocidade nem sempre é sinônimo de rentabilidade. Neste espaço, a Emater/RS-Ascar mostra como a alta velocidade do trator pode impactar negativamente na qualidade da semeadura e da produção de grãos. Além de mostrar o efeito da velocidade da máquina na semeadura, este espaço também irá mostrar o resultado da sobressemeadura na lavoura de soja, potencializada pela irrigação.
Secagem e armazenagem de grãos e Energia Fotovoltaica
São muitas as vantagens oferecidas pelo silo secador de grãos, apresentado neste espaço: o produtor faz o preço, guardando a safra na propriedade para vender quando achar conveniente; o grão, seco com ar natural, se mantém íntegro, sem quebras; baixo custo.
O silo secador estará associado à energia fotovoltaica, energia limpa, gerada por meio de sistemas on-grid e off-grid. O objetivo é demonstrar a viabilidade técnica e econômica da energia fotovoltaica para as propriedades rurais, com informações sobre as leis que regulam a prática no Brasil.
Solos
Este espaço temático terá seu foco na sucessão e rotação de culturas, tendo como base o sistema colher-semear, que consiste em semear uma cultura antes ou logo após a colheita daquela que estiver instalada. Além de otimizar o uso da terra em função do maior número de safras por ano, o sistema promove a cobertura do solo com plantas e resíduos, reciclagem de nutrientes, melhor estruturação do solo e aumento na infiltração e armazenamento de água no solo, reduzindo as perdas por erosão.
Turismo Rural
O espaço do Turismo Rural está em novo local neste ano, na entrada do Portão 02. Plantas condimentares saem da horta e ganham glamour em vasos e floreiras que enfeitam a residência e alimentam a família. O projeto paisagístico, atento ao saneamento básico, informa como aproveitar a água da chuva, bem como dar um tratamento aos dejetos da casa. Além de beleza e harmonia, tudo conduz à sustentabilidade e bem-estar.
Recanto Temático
A Emater também realiza dois eventos durante a feira:
Eventos
Terça-feira (06/03)
14h –3º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água:A mitigação da compactação do solo e da erosão hídrica no sistema Plantio Direto
Local: Auditório Central
Quinta-feira (08/03)
9h - 11º Fórum Florestal: Agricultura de Baixo Carbono
- Potencial das Florestas e Agricultura de Baixo Carbono: conceitos, tecnologias e potencial das florestas na mitigação dos gases do efeito estufa / Pesquisadoras Rosana Higa e Josiléia Zanatta (Embrapa Florestas - Colombo, PR)
- Integração Lavoura - Pecuária – Floresta: componente florestal em ILPF, ênfase à arborização de pastagem/ Pesquisador Vanderley Porfírio da Silva (Embrapa Florestas - Colombo, PR)
Local: Auditório Central