Transferida para um novo endereço há pouco mais de dois meses, a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais de Passo Fundo permanece sem previsão para a construção da sua nova sede. A mudança provisória para um novo prédio, alugado pela Prefeitura, ocorreu em dezembro do ano passado, quando o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil pública que pedia a realocação dos servidores em um novo local e a interdição das antigas instalações da secretaria – à época, em funcionamento no pátio da Prefeitura Municipal há mais de 50 anos.
O documento, encaminhado pela 4ª Vara do Trabalho do município, denunciava fatores que colocariam em risco a segurança dos trabalhadores, como a situação de vulnerabilidade e a divergência quanto às normas de higiene e segurança do trabalho do local. Um problema de conhecimento da Justiça desde o ano de 2013. Segundo o secretário da pasta, Cristiam Thans, agora, a fase ainda é de elaboração do projeto de construção da nova sede junto ao município. “Não temos previsão para a resolução disso. O que sabemos é que, dentro das próximas semanas, vamos começar a fazer a demolição do prédio antigo. A ideia é permanecer trabalhando neste novo endereço até a construção da nova sede”, explica.
A locação do prédio atual, localizado na Rua Dr. Verdi de Césaro, no bairro Petrópolis, proporcionou a transferência temporária dos funcionários e o atendimento de grande parte dos serviços da secretaria o para novo endereço. No entanto, os serviços promovidos especificamente pela Coordenadoria de Serviços Gerais precisaram ser mantidos no pátio da prefeitura. “A parte que atende serviços como capina, roçada e manutenção geral da cidade, em questão dos maquinários, não pôde ser transferida, porque embora nós tenhamos conseguido trazer muitos serviços para essa nova estrutura, não temos como guardar as máquinas aqui. O que funciona no novo endereço são serviços como iluminação, transporte escolar e táxis”, esclarece o secretário. O atendimento às demandas da população funciona agora pelo telefone (54) 3313-7576.