Pensar no papel da educação no futuro e buscar atender as demandas atuais. Os dois propósitos nortearam o “Bate-Papo com os Diretores”, projeto da Secretaria de Educação (Seduc), realizado ontem (7), em Passo Fundo. O encontro reuniu quase 300 diretores dos municípios de abrangência de três Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): Passo Fundo, Soledade e Erechim.
Dividido em duas etapas, o evento iniciou com uma palestra do secretário de Educação, Ronald Krummenauer, enfocando os avanços tecnológicos. “A gente refletiu sobre a educação no futuro e quais as mudanças do papel do diretor e dos educadores. Na minha avaliação é uma profissão que vai continuar existindo com outro tipo de atividade. Temos que preparar nossos alunos, criança ou adolescente, para um mercado de trabalho completamente diferente. São muito mais perguntas do que respostas, hoje, no mundo inteiro”, pontuou Krummenauer.
No segundo momento, uma dinâmica permitiu reuniões com os mesmos gestores de escolas, divididos em cinco grupos – enquanto o secretário fica à frente de um, diretores da Seduc (Administrativo, Pedagógico, Recursos Humanos, Logística, Cipave e outros) ficam com os demais grupos. A cada hora, secretário e diretores trocam de sala, até que todos os cinco grupos falaram com todos os representantes da Seduc.
Na hora das reuniões, o secretário de Educação ouviu todos os diretores que tinham demandas para apresentar. As reivindicações mais constantes estão relacionadas a problemas na rede elétrica, nas quadras de esportes e a burocracia que atrasa as obras e processos. Além da morosidade do Estado para aprovar projetos, o diretor da Escola Básica de Mariano Moro, Luis Carlos Peruzin, também enfatizou que o colégio sofre com a falta de pessoal em diversas áreas. Peruzin foi um dos diretores que veio a Passo Fundo na quarta-feira para trocar experiências e expor as reivindicações.
Por todo o Estado
Com o evento de ontem, a Seduc fechou o ciclo entre os diretores do Norte e Nordeste do Estado. Na primeira etapa, na semana passada, em Ijuí e Santa Rosa, participaram mais de 500 diretores de escolas. Hoje (8), o evento será em Caxias do Sul. A partir da semana que vem, começa o projeto na região Sul do Rio Grande do Sul - as CREs de Uruguaiana, Bagé e Pelotas serão palco dos próximos encontros.