O Centro de Referência e Atendimento à Mulher, que tem o objetivo de trabalhar na prevenção e enfrentamento à violência, promoveu atividades para celebrar o dia 8 de março. Ligado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo, o Centro recebeu a promotora Clarissa Ammélia Simões Machado para uma palestra sobre a trajetória e luta das mulheres em busca de direitos.
Após a conversa, as mulheres, coletivamente, plantaram flores no espaço. “Foi uma proposta simbólica de união das mulheres e de todos em defesa de seus direitos, reconhecendo e valorizando a presença das mulheres em todos os espaços, em seus lares, no trabalho, na comunidade. Também em referência ao fim da violência contra a mulher”, conta a secretária adjunta da pasta, Elenir Chapuis.
A atividade teve parceria da Secretaria de Meio Ambiente, que preparou a terra e também plantou árvores ao redor do Centro, e da Secretaria do Interior, que forneceu plantas bioativas e sementes; além de outros parceiros que contribuíram como voluntários para a realização das atividades.
Passo Fundo é um dos poucos municípios no país a contar com um equipamento social como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher, que traz grande benefício às mulheres, não somente às mulheres vítimas da violência, mas também trabalhando com a prevenção para que situações mais graves não ocorram.
O espaço
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher foi criado para ser um espaço de acolhimento, orientação e acompanhamento às mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência. Com a construção e aparelhamento do espaço público, a ideia é oferecer, gratuitamente, atendimento através de uma equipe multidisciplinar qualificada, prestando acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, de modo a fortalecer sua autoestima e possibilitar que essas mulheres se tornem protagonistas de seus próprios direitos.
Centro de referência realiza atividades alusivas ao mês da mulher
· 1 min de leitura