IE promove campanha para restauração do prédio

Construído na década de 1920, Edifício Texas faz parte da memória regional

Por
· 1 min de leitura
Ex-alunos e direção empenhados na busca de recursosEx-alunos e direção empenhados na busca de recursos
Ex-alunos e direção empenhados na busca de recursos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em julho de 2017, o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE) lançou uma campanha de arrecadação de fundos para a restauração de um dos símbolos arquitetônicos da cidade: o Edifício Texas, construído na década de 1920 por estudantes metodistas da Universidade do estado homônimo, nos Estados Unidos. O Edifício Texas foi, ao lado do Prédio Daniel, o primeiro espaço construído paras as atividades do IE. Nos últimos anos, a estrutura do local, tombado pelo Patrimônio Histórico de Passo Fundo, passou a demandar reformas e intervenções, fundamentais para a preservação da sua memória e retorno das atividades acadêmicas no ambiente.


No prédio quase centenário foram realizadas formaturas, celebrações e apresentações que fazem parte das histórias de milhares de pessoas, entre estudantes, funcionários, professores e familiares. Um dos ex-alunos que guarda lembranças especiais do Edifício Texas é Eduardo Otto Wentz, hoje um empresário bastante conhecido na região de Passo Fundo e aluno do IE entre o final da década de 1960 e o início dos anos 1970.
Edu, como é chamado, adquiriu quatro cadeiras do antigo Salão Nobre do IE – a aquisição dos assentos é uma das modalidades de contribuição disponibilizada pela Instituição – e colocou todas no seu estabelecimento. “É uma forma de retribuir. As cadeiras estão aqui. Guardo-as com muito carinho e vão ficar aqui por muitos anos”, disse.


Eduardo revelou que ainda na década de 1970, durante o tempo livre de uma excursão do Colégio até o Rio de Janeiro, viu funcionários de uma lanchonete preparando um sanduíche X-Salada e foi despertado para a possibilidade de ter o próprio negócio. “Eu pensei: isso aí eu posso fazer um dia. Quando me formei no IE, montamos o Boka Lanches”, lembrou. O local funciona há 46 anos no Centro de Passo Fundo e é um dos botecos mais frequentados da cidade. “O IE me formou socialmente e moralmente. Me deu uma maneira diferente de encarar a vida“, destacou o comerciante.

Colabore com a restauração
Assim como Eduardo Otto, diversas outras pessoas possuem trajetórias diretamente ligadas ao IE. E você pode contribuir diretamente com a restauração do Edifício Texas e a construção de novas memórias no local. As cadeiras estão sendo reformadas e prontas para aquisição. Entre em contato com o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo e saiba como fazer parte dessa causa.

Serviço
Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE)
Telefone: (54) 3312.1988
E-mail: [email protected]

Gostou? Compartilhe