Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF completa 15 anos

O PPGL, com conceito 5 da Capes, já formou 240 mestres e 3 doutores

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) comemora, em 2018, 15 anos de história. Vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Programa garante a formação docente de excelência por meio de cursos de mestrado e doutorado. O PPGL já formou 200 mestres e, no ano passado, realizou suas três primeiras defesas de doutorado. Também conquistou o conceito 5 da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), nota máxima atribuída a cursos de excelência em nível nacional.
 
O PPGL foi criado em 24 de março de 2003, com o curso de mestrado e, em 2014, teve início a primeira turma de doutorado.  Suas três linhas de pesquisa são: Produção e recepção do texto literário; Leitura e formação do leitor; e Constituição e interpretação do texto e do discurso.
 
No ano passado, a Capes, que é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e pela avaliação de cursos, atribuiu nota 5 ao PPGL da UPF. A coordenadora do PPGL, Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste, resumiu os fatores que levaram a essa conquista. “Muito trabalho. Muita pesquisa. Muita produção e dedicação!”, sintetizou.
 
Formação de excelência
Nesses 15 anos, a principal contribuição do Programa para a educação e para a área de Letras foi a formação de professores e pesquisadores. O curso recebe alunos de todos os estados, principalmente do sul do Brasil. O PPGL oferta uma formação docente de excelência e, conforme a coordenadora, entre as ações que colaboram para essa formação, estão: a formação de pesquisadores nas diversas áreas de atuação do profissional de Letras; o incentivo à pesquisa individual e o fomento à pesquisa; o desenvolvimento de pesquisas sobre os usos das línguas e das literaturas; e a divulgação de forma sistemática da produção acadêmica relacionada por meio de eventos científicos no Brasil e no exterior. 
 
Além disso, Claudia destaca o estímulo, em âmbito nacional e internacional, a apresentação e a publicação de trabalhos de alunos e de docentes; o incentivo à pesquisa em estudos da linguagem em geral e suas interações com outras áreas do conhecimento; e a organização de eventos científicos com o intuito de reunir pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras e de fomentar a interlocução acadêmica com suas pesquisas.
 
Incentivo ao intercâmbio
O fortalecimento do processo de internacionalização e da produção de pesquisas é uma realidade do PPGL e contribuiu para a conquista do conceito 5. Conforme Claudia, o Programa incentiva intercâmbios em âmbito internacional e nacional, visando à ampliação do campo de conhecimento produzido. 
 
O PPGL destaca-se pela expansão constante de parcerias internacionais, que ocorrem por meio de intercâmbio docente e discente, da realização de pesquisas em conjunto com instituições nacionais e estrangeiras e da participação de palestrantes internacionais em atividades desenvolvidas pelo Programa. 
 
Formação de leitores
A formação de leitores também é uma das metas do PPGL UPF. A discussão e o aprofundamento de temas ligados à área de Letras são vivenciados nos eventos promovidos pelo Programa, dentre os quais se destacam o Seminário Nacional de Língua e Literatura e as Jornadas Literárias, as quais, por desenvolverem há mais de 36 anos um sólido trabalho em prol da formação de leitores, conferiram a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura.
 
Uma das linhas de pesquisa, Leitura e Formação do Leitor, também desempenha papel unificador no PPGL. “Essa linha estuda os processos de leitura de textos verbais e não verbais, de formação do leitor e do professor-leitor e da transformação dos mecanismos de interação entre leitor e texto diante de diferentes suportes”, destaca Claudia.
 
Bolsas de estudo
O PPGL oferece bolsas da Capes e da UPF regidas por editais próprios e seleção de candidatos à bolsa de doutorado sanduíche no exterior pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). “Ter bolsas de estudo oportuniza aos acadêmicos a efetiva vivência do universo de uma pós-graduação: internacionalização, estudo, leituras, participação em eventos, contato diário com a pós, tempo para essa vivência e, principalmente, dedicação”, ressalta a coordenadora.
 
Perspectivas futuras
O crescimento e o desenvolvimento do Programa são uma realidade. O PPGL pretende continuar seu trabalho de excelência pedagógica, no que diz respeito ao trabalho de pesquisa, de docência e de extensão. Além disso, continuará priorizando ações que projetam o PPGL/UPF entre os programas de pós-graduação da área de Letras e Linguística, a fim de figurar como um programa que se destaca por seu trabalho de excelência.
 
Dentre os trabalhos a serem desenvolvidos, também estão ações de pesquisa que colocam o PPGL entre os programas que se destacam na pesquisa e na produção intelectual que colaboram na formação de pesquisadores, incentivam a pesquisa em estudos da linguagem em geral e suas interações com outras áreas do conhecimento. Outro objetivo é participar de editais voltados para os programas que têm conceito 5 da Capes.
Gostou? Compartilhe