“Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” é o tema da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que acontece nesta quinta-feira, 12, no Auditório do prédio do Direito da Universidade de Passo Fundo. A dinâmica da atividade, que é convocada pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação e acontece em etapas municipais, estaduais e nacional, é envolver os alunos no desenvolvimento e elaboração de projetos a respeito do tema proposto. A Conferência tem início às 8h30 e seguirá, durante o dia, com a apresentação de cada escola.
Mobilização e objetivo
A mobilização, organização e realização da Conferência, em Passo Fundo, está sendo feita pela Coordenadoria Regional de Educação/ 7ª CRE, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambientee pela Rede das Escolas Particulares. O objetivo é mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos sobre a dimensão socioambiental e, ainda, fortalecer a educação ambiental na Educação Básica. Também, a intenção é propiciar que os alunos possam construir atitudes responsáveis e comprometidas com a questão do recursos hídricos não apenas de forma local, mas global.
Metodologia
Neste sentido, a proposta da Conferência chegou para as escolas e, no ambiente escolar, os alunos, divididos em grupos, elaboraram diferentes projetos de acordo com o tema. Em um primeiro momento, esses projetos foram apresentados em cada escola e um deles foi escolhido para representar a comunidade escolar na Conferência desta quinta-feira onde um dos projetos será o representante da cidade na etapa estadual – que deverá ser realizada até o dia 9 de maio. Depois disso, o projeto escolhido para representar o estado será apresentado na Conferência nacional de 15 a 19 de junho.
Parceria
A Conferência acontece em parceria com a alunos das Escolas das Redes Municipal, Estadual e Particular, Conselho Municipal de Educação – CME, Conselho Municipal do Meio Ambiente – CMMA, Fórum Municipal de Educação – FME, Fórum da Agenda 21, Comitê Rio Passo Fundo, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental – APPA, 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e Universidade de Passo Fundo | CCTAM/MUZAR- ICB/Fórum Mobilidade Urbana e Educação, 1ª Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público Estadual, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP e Articulação das Associações de Pais – AP ´s.