A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Divisão de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou nessa semana o I Encontro sobre Cidades Educadoras e Inteligentes para a rede municipal de ensino. Com o tema “A escola como agente para a construção de uma cidade educadora”, o encontro aconteceu no auditório do Parque Ambiental Banhado da Vergueiro.
Direcionado para os coordenadores e os diretores da rede municipal de ensino, o objetivo foi promover a reflexão e a busca de ações educativas, na qual as escolas possam assumir o território, a comunidade e seu entorno como campo de estudo e práticas pedagógicas.
De acordo com a coordenadora do evento, a professora Luciane Dadia Rodrigues, a educação é uma tarefa partilhada entre família e escola, mas também muitos outros agentes formam esse cenário para um novo sistema educativo que vai acompanhar toda a vida do cidadão. “No dia a dia comprovamos que é inquestionável o desenvolvimento da nossa cidade, dos espaços públicos, das áreas de esportes, das questões do meio ambiente e da saúde, além das que se referem à mobilidade, à segurança, aos diferentes serviços da cidade, aos meios de comunicação, entre outros, que são vetores de educação para a cidadania. A escola é um dos agentes desse processo, por isso, a necessidade da reflexão e de ações para responder aos desafios da atualidade”, disse.
As escolas tiveram uma participação efetiva no painel com o professor Dr. Márcio Taschetto da Silva, coordenador do Programa Cidades Educadoras (UPF), a arquiteta da Secretaria de Planejamento da Prefeitura, Sibele Fiori, e a professora Dra. Fabiane Verardi Burlamaque, coordenadora da Jornada Nacional de Literatura. O grupo dinamizou o trabalho com a contribuição de relatos de experiências das escolas da rede municipal de ensino.
Como construir uma cidade educadora
· 1 min de leitura