O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo, perdendo apenas para o Natal. Neste ano, a data será comemorada em 13 de maio, mas os lojistas já estão otimistas com a expectativa do incremento nas vendas. Conforme um levantamento feito pela Fecomércio em todo o Rio Grande do Sul, as pessoas devem desembolsar, em média, R$ 171, 27 com a compra de presentes. Os homens pretendem gastar mais do que as mulheres, R$ 203,03 e R$ 147,06, respectivamente. Já o número médio de presentes será de 0,97 unidade por pessoa, também em maior proporção entre os homens (1,01 presente), contra 0,95 das mulheres.
De acordo com a presidente do Sindilojas de Passo Fundo, Sueli Marini, no município a expectativa é de crescimento nas vendas. Uma das variáveis que deverá influenciar significativamente neste resultado é o clima. Segundo ela, a ocorrência do frio geralmente contribui para que as pessoas invistam mais em presentes. Além disso, as facilidades oferecidas pelos vendedores são fundamentais para encantar os clientes. Produtos especiais, prazos diferenciados para pagamento, descontos e o preparo dos atendentes são ações individuais que ajudam a garantir o bom resultado dos lojistas. “Estamos com juros mais baixos, está havendo recuperação do emprego, a confiança do empresário e do consumidor se mostra mais positiva e, consequentemente, teremos um resultado mais positivo”, estima a presidente.
Pesquisa
Pela intenção de desembolso apresentada na Pesquisa de Dia das Mães 2018, a data deve refletir o atual cenário econômico do Brasil, em processo de retomada do crescimento econômico pelo viés do consumo. Do total de entrevistados, 30,7% afirmaram que irão despender mais ou muito mais do que no ano passado, enquanto 19,8% planeja gastar menos ou muito menos. Entre os entrevistados, 49,5% deve gastar o mesmo que em 2017.
A pesquisa mostra que os tipos de presentes mais requisitados serão, novamente, vestuário (55,8%), perfumes/cosméticos (21,6%) e calçados (12,7%). As roupas lideram todas as faixas sociais, com predomínio entre os consumidores de baixa renda (62,7%). Entre as modalidades de pagamento, o pagamento à vista foi a mais citada entre os consumidores consultados (78,7%). A intenção de parcelar (21,3%) é predominante entre os gaúchos das classes média e alta. Entre os que pretendem parcelar, 74,4% vão utilizar a modalidade em até três parcelas.
Em relação aos locais preferidos dos consumidores gaúchos para a compra de presentes, a pesquisa apurou que cada vez mais as lojas do centro das cidades ganham espaço entre os consumidores. Os estabelecimentos foram citados pela maioria (73,0%) dos consultados. Os shoppings figuram em segundo lugar (18,2%) como destino de compras dos presentes, seguidos pelas lojas de bairro (7,0%) e centros comerciais (1,8%). Apesar das lojas do centro liderarem para todos os estratos de renda, as mesmas possuem maior concentração de preferência na classe baixa (79,1%). No caso dos shoppings, há maior concentração na classe alta (34,3%).
Entre os entrevistados, 51,9% afirmaram que pretendem proporcionar ou participar de um evento especial no Dia das Mães – sendo que 83,0% desse contingente planeja participar ou proporcionar um almoço ou jantar especial em casa. Os demais 17,0% mostraram interesse em frequentar restaurantes.