Empresário compartilha trajetória de vida

Lideranças, associados e demais empreendedores acompanharam o evento promovido pela Acisa

Por
· 3 min de leitura
Presidente da Acisa entregou troféu de reconhecimento ao empresárioPresidente da Acisa entregou troféu de reconhecimento ao empresário
Presidente da Acisa entregou troféu de reconhecimento ao empresário
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo realizou, na noite desta quinta-feira (26), a primeira edição do Minha História. O evento teve como convidado o empresário Evandro Martins, diretor-geral e fundador do Fertisystem Group, que engloba as empresas Fertisystem By Agromac, Martins Agropecuária e Cabanha Melhores da Terra. O empreendedor compartilhou sua história de vida com os associados da entidade, lideranças do municípios e demais empresários que acompanharam o evento, no auditório da Acisa.

 

Filho de produtor rural, começou a trabalhar desde muito cedo, conforme contou. Em 2002 fundou a Agromac Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas, que hoje é reconhecida nacionalmente e também fora do país. “Nós construímos um ideal de vida trabalhando de forma diferente e construindo em cima da tecnologia e da pesquisa, mas, mais do que tudo, construindo soluções, que é o que o Brasil precisa”, afirmou Evandro, ao salientar. “Somos um case muito raro de inovação que integra bastante a questão do processo de plantio, de prontabilidade, de todo o fator gerador de riqueza do país que é o agronegócio. Então, nós podemos ser considerados uma alavanca desse sucesso do país, pois trabalhamos realmente no efeito multiplicador ou gerador da renda que é o processo de plantio. Ali passa todo o sistema, toda a tecnologia, toda a formação da lavoura e o sucesso é o resultado do país no agronegócio”, complementa o empresário.

 

Entre os produtos que sustentam a empresa está o dosador de precisão que realiza o posicionamento preciso e uniforme do fertilizante e das sementes no solo. No Núcleo Tecnológico FertiSystem (NTF), são feitas pesquisas e desenvolvidos produtos em laboratório de protótipos e em campos experimentais utilizando um conceito de trabalho que busca integrar indústrias de máquinas e equipamentos de plantio e fertilização do solo, indústrias de fertilizantes e de sementes, produtores rurais e entidades de pesquisas para atingir o compromisso de sustentabilidade ambiental. “A gente trabalha muito focado na agricultura digital, que engloba a agricultura de precisão, a automação do processo e a geração de dados”, destaca.

 

Com uma visão empreendedora, focada na inovação e sustentabilidade, Evandro disse que o lucro é o resultado das coisas bem feitas e que não há preço que pague a satisfação pessoal. “Se você está satisfeito com o que está fazendo, como resultado disso vem a questão financeira, mas a realização pessoal e o fato da gente ter chegado em outros países, de você poder mudar uma realidade gerando alimentos para a humanidade e trabalhando a questão de conservação e manejo de solo, para nós, é impagável”, comentou. Como resultado do trabalho, a empresa já foi reconhecida por meio de prêmios como o Vencedores do Agronegócio, da Federasul, prêmio Distinção Indústria, da Fiergs/Ciergs, prêmio Gerdau Melhores da Terra, da Expointer, entre outros.

 

O empresário Evandro Martins fez questão de destacar a importância do trabalho das pessoas, mesmo num mundo tão tecnológico. “A gente constrói pessoas da mesma forma que trabalha construção de tecnologia. Em nossa empresa admitimos primeiro o caráter e depois formamos a pessoa. Então, o profissional vem depois do seu ser, da sua forma de entender os valores da empresa, a essência do valor, da gente pensar de forma familiar, de respeito, de um receber o bastão do outro na sucessão e, nessa busca da perpetuação, as pessoas que chegam entendem isso, pois é bem enfatizado na empresa”, pontuou.

 

O empreendedor disse ser uma pessoa otimista e que a felicidade está em fazer a diferença. “Se a gente não for otimista nesse país, infelizmente, nós já tínhamos desistido de muita coisa, mas a gente acredita muito na vida, nas pessoas e em Deus”, destacou, ao falar aonde deseja chegar. “O limite da gente é quando Deus quer e nós estamos aqui para fazer a diferença na vida das pessoas, então o sucesso, a felicidade é quando você consegue realmente fazer isso de forma positiva”, finalizou.


Sobre o Minha História
O presidente da Acisa, Evandro Silva, destaca a proposta do evento Minha História, desenvolvido pela entidade. "O objetivo desse novo formato de evento é mostrar a trajetória de pessoas que, através de suas empresas, inspiram e transformam o meio empresarial, trazendo desenvolvimento e crescimento para nosso município".

Gostou? Compartilhe