Duplicação do trecho urbano da BR 285 não é prioridade

Diante da precariedade do acesso ao Distrito Industria e constantes acidentes, a Bsbios manifesta indignação com inércia de órgãos públicos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A duplicação do trecho urbano da BR 285, que sai do trevo do Bairro São José até o entroncamento com a ERS 324, poderia ser a solução para o acesso precário da rodovia ao Distrito Industrial Invernadinha. O Dnit havia disponibilizado do Termo de Referência, o que significa que a obra é necessária, mas o processo não andou por falta de orçamento. Um ofício encaminhado ao deputado Gilberto Capoani, PMDB, há poucos dias, diz com todas as letras que a duplicação não é prioridade neste momento.


Ontem, a empresa BSBIOS divulgou nota de indignação referente ao que considera de inércia dos órgãos públicos frente a construção do trevo de acesso da BR 285 ao Distrito Industrial (via Rua Neri Gosch). Segundo a empresa, nesta quarta-feira (02/05), mais um acidente ocorreu no local, envolvendo dois automóveis, sendo que em um estava um colaborador da BSBIOS. Desta vez, o acidente só teve por consequência danos materiais, mas que pela situação e gravidade os danos poderiam ter sido bem maiores, em virtude do tráfego pesado do local.
 
“A empresa já notificou por diversas vezes os órgãos competentes sobre essa situação, entretanto, nada ou muito pouco foi feito para que houvesse verdadeiramente a construção de um trevo de acesso condizente com o fluxo do local”, diz. Entende que se trata de uma área de domínio de cunho federal, mas espera e considera necessário que haja o protagonismo de entes da esfera municipal para que o processo de construção do trevo se efetive com sucesso. 
 
Movimento
Por dia trafegam mais de 500 caminhões e centenas de veículos que utilizam esse cruzamento para acessar a BR 285. Por ali circulam além de caminhões com combustíveis inflamáveis, que acessam o Pool – distribuidoras de combustíveis –, a BSBIOS, as demais indústrias e empresas, moradores da comunidade do Bairro Petrópolis. Esse local precisa com urgência de uma solução para que mais pessoas não sejam vítimas dele.


Frente Parlamentar
No fim do ano passado, o deputado Gilberto Capoani, PMDB, criou na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar pela Duplicação da BR 285. Várias ações foram feitas a partir disso. Uma delas, protagonizada pelos vereadores Patric Cavalcanti, DEM, e Márcio Patussi, PDT. Numa visita ao Dnit, eles foram informados pelo superintendente, Hiratan Pinheiro da Silva, de que o Termo de Referência - que fornece as diretrizes para elaboração do projeto de duplicação-, já teria retornado de Brasília sendo informado que não há rubrica suficiente para a execução do mesmo. O valor estimado era de R$ 1,7 milhão. Na época, foi reformada a necessidade de mobilização regional para conseguir os recursos.

Gostou? Compartilhe