Prestes a completar uma década, o Projeto Transformação em Arte, na vila Cruzeiro, inaugura, no próximo sábado, um novo espaço em seu pavilhão. Orçada em R$ 43 mil, a obra, iniciada no final de janeiro, foi custeada a partir de uma ação promovida pelo Rotary Club de Passo Fundo.
Anexa ao pavilhão onde acontecem as oficinas, a nova estrutura oferece um amplo espaço que serve de refeitório e também para a realização de diversas atividades pedagógicas: alfabetização, pintura, trabalhos com massa de modelar, jogos, entre outros. "Era um lugar muito apertado. A gente tinha dificuldades para acomodar as crianças. Na hora de servir o lanche principalmente. Agora tem lugar para todos", diz emocionada, a coordenadora do Projeto, irmã salvatoriana, Inês Sartori.
Ao final do primeiro lance de uma escadaria de metal, a sequência de vasos com plantas decorando a parde e a frase provocativa logo acima "Que ser humanos estamos construindo?" convidam para conhecer uma espécie de mezanino, onde foram construídas sala de espera para os familiares das crianças, sala de atendimento psicológico, e um escritório onde é feito o controle administrativo do Projeto. No corredor, a instalação de armários auxilou na organização de todo o material usado pelas crianças.
Ação
Os recursos para construção do espaço foram obtidos através de um baile realizado em novembro do ano passado pelo Rotary Club. A iniciativa acontece anualmente e está em sua 7ª edição. A cada ano, uma entidade ou projeto é beneficado com o dinheiro arrecadado. "Temos parceria com as empresas. Na verdade, não conhecia o Transformação, fui até lá e fiquei encantado com a importância e seriedade do trabalho realizado pela irmã, mas percebi que necessitava de um apoio de um incentivo para melhor a estrutura", disse o presidente do Rotary, Luciano Gonaga Souto Corrêa.
Projetos
Atualmente, o Transformação em Arte atende 60 crianças nos turnos da manhã e tarde. A maioria, filhos de trabalhadores da cooperativa na Vila Popular. No turno inverso da escola, os menores, com idade entre 5 a 15 anos, participam de oficinas de inclusão digital, dança, percussão, capoeira, grupos de estudo, entre outras atividades. "Isso aqui tem esse avanço porque os passo-fundenses querem muito bem nosso projeto. Um aluninho, chegou a me dizer que se não fosse o Transformação, esse bairro seria um caos", revela a coordenadora.
A iniciativa é mantida a partir da colaboração financeira de pessoas físicas e jurídicas. Para ajudar, basta entrar em contato no telefone 3045 1262 ou pelo e-mail: [email protected].
Inauguração
A solenidade de inauguração do espaço está marcada para o próximo sábado, às 14 horas. O evento contará com apresentações artísticas dos alunos envolvidos nos projetos.