Lavagem das mãos é fundamental para prevenção de infecções

O mês de maio é dedicado ao Controle de Infecção Hospitalar

Por
· 1 min de leitura
Equipes realizaram ações de conscientização nas duas unidadesEquipes realizaram ações de conscientização nas duas unidades
Equipes realizaram ações de conscientização nas duas unidades
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é um dos setores fundamentais dentro de um serviço de saúde. É ele quem vai fiscalizar, tomar medidas e combater as infecções hospitalares. O mês de maio é dedicado ao Controle de Infecção Hospitalar, sendo 05 de maio, Dia Internacional da Lavagem de Mãos e 15 de maio, Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar. Dentro destas datas, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através do SCIH da matriz e do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Unidade II promoveu atividades para alertar sobre a importância da lavagem das mãos e o trabalho realizado pelos serviços.

 

Na Unidade II, a equipe do SCIRAS esteve nos setores realizando a dinâmica da luz negra, onde os colaboradores passaram um produto nas mãos e depois as lavaram, em seguida, com a luz negra específica, era possível ver pontos onde o produto ficou nas mãos, alertando assim, os profissionais da importância de lavar corretamente as mãos. Ainda, uma campanha de conscientização foi elaborada e disseminada pelo hospital, com o slogan “Mãos limpas garantem proteção e evitam a disseminação de micro-organismos multirresistentes: A mudança começa por você”.

 

 Já na matriz, uma paródia foi criada, apresentada nos setores e divulgada nas redes sociais para alertar sobre a importância da lavagem das mãos. A equipe distribuiu álcool gel nos setores e evidenciou os cinco momentos para a higienização das mãos, que são; antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após risco de exposição a fluídos corporais, após o contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

 

Mas não só os profissionais devem ter o hábito de lavar as mãos, todos precisam ter esse cuidado. As mãos tocam em tudo e com isso podem transmitir vários tipos de infecções como diarreias, feridas operatórias, infecções respiratórias, entre outros. A lavagem das mãos é uma questão de educação que deve ser cultivada desde a infância, para prevenir problemas de saúde. O álcool gel também pode ajudar nessa questão, mas deve ser utilizado quando não há sujidade visível, do contrário, a lavagem com água e sabão é indicada.

Gostou? Compartilhe