O III Seminário Sul Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária encerrou o período de submissão de trabalhos científicos com a inscrição de 64 trabalhos, oriundos de universidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e também da Argentina, em especial da província de Misiones que também abriga Florestas com Araucárias.
Com temas focais que abordam as cadeias produtivas da Araucária, conservação e biodiversidade, inovação, uso sustentável, educação, legislação e políticas públicas, o evento, que será realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), de 23 a 25 de maio, é composto por palestras, mesas redondas, trabalhos técnicos, oficinas e debates que tem como tema a conservação e o uso sustentável do pinheiro-brasileiro e das florestas com araucárias.
A Comissão Científica coordenada pelo professor Dr. Cristiano Buzatto realizou a leitura e análise dos manuscritos, encaminhando alguns para adequações, e praticamente todos foram aceitos para apresentação e publicação no livro dos Anais do evento. A Comissão Científica selecionou 18 trabalhos para serem apresentados na forma oral, e os demais serão apresentados na forma de pôster, todos contemplando uma ou mais das áreas temáticas do evento, entre elas, áreas de Conservação e Biodiversidade, Produção e Cadeias Produtivas, Inovação, Política e Legislação, além de Educação.
Sustentabilidade da Araucária
O III Seminário da Araucária é uma promoção de vários programas de pós-graduação de universidades do sul do Brasil a exemplo da UPF, UFSM, UDESC, UFSC, UFPR e da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul, e tem como realizador o Projeto Charão, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biológicas da UPF e pela Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA).
Conforme o coordenador do evento, professor Jaime Martinez, o grande objetivo do encontro é atuar na conservação do pinheiro-brasileiro e das Florestas com Araucárias, tanto na proteção integral através das áreas naturais protegidas, como na conservação pelo uso sustentável das florestas, e pela produção na formação de pomares de Araucária, também debatendo temas de inovação, com destaque para as tecnologias voltadas ao processamento do pinhão como alimento para a população. As inscrições para o maior evento no Brasil sobre as Florestas com Araucárias ainda podem ser realizadas pelo site upf.br/araucaria.