Criado a partir de um conceito de sustentabilidade e preservação, o programa Uma Criança, Uma Árvore, da Prefeitura de Passo Fundo, tem o objetivo de arborizar espaços urbanos da cidade. Nessa quinta-feira (17) foi realizado o plantio da árvore número 10 mil na Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp.
O plantio dessas milhares de árvores contribui para manter áreas verdes e recuperar as margens do Rio Passo Fundo. Cada muda representa uma nova vida, já que as árvores de origem nativa da região Sul são plantadas de acordo com o número de recém-nascidos registrados na cidade. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, agradeceu o envolvimento da escola e o engajamento e da equipe na vida da comunidade. “A Daniel Dipp é uma das principais escolas da cidade e um orgulho para nós. Isso se faz com dedicação, profissionalismo, trabalho e muito amor. Estamos plantando a árvore de número 10 mil porque perseveramos com o compromisso de cuidar do meio ambiente. Cada árvore é a vida de uma criança que cuidamos para o futuro”, ressaltou.
A escola Daniel Dipp foi escolhida por ser destaque em educação ambiental. Com mais de 600 alunos, a equipe de professores, sob coordenação da diretora Ana Delise Cassol, desenvolve uma série de ações. Tudo começou em 2013, quando as professoras Mariza Razzia e Neuza Martins elaboraram com alunos do 6º ao 9º anos projetos para participação da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CONIJMA). Foi assim que nasceu o projeto Escola Mais Verde, Florida e Sustentável.
O resultado? A escola iniciou uma horta escolar cultivada por alunos, com orientação de monitor e auxílio de professores e pais; cultivou floreiras construídas com tala de rodagem de pneus para proteger as árvores; e colocou em prática a captação de água da chuva para irrigação da horta, das floreiras, das árvores e da lavagem de calçadas e banheiros, reduzindo o consumo de água potável.
A única coisa que faltava era plantar mais árvores. Foi assim que o programa Uma Criança, Uma Árvore chegou na escola: com pouco mais de cinco árvores plantadas, através do programa a escola contabiliza hoje mais de 100 novas árvores, além de aproximadamente 50 mudas de árvores nativas na área externa.
A diretora da Daniel Dipp, Ana Delise Cassol, destacou que “foi com muito carinho que a escola recebeu a culminação do programa com o plantio da árvore de número 10 mil. Somos uma escola diferente, que colhe da própria horta para comer, que é florida e moderna em tudo o que propõe”, disse ela, que agradeceu todas as equipes da Prefeitura envolvidas e diariamente ajudam a escola.