Chegou a hora de os casacos do guarda-roupas. O fim de semana recebe a primeira grande onda de ar frio do ano. A queda da temperatura acontece através de uma área de instabilidade que chegou no Rio Grande do Sul ainda manhã de sexta-feira. O dia também ficou marcado por uma grande chuva. Até às 15h da tarde, havia chovido 24mm, o que representa 50% do total registrado no mês de maio em Passo Fundo. A frente fria também se espalha pelo Brasil e outros países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru.
O sábado amanhece bastante encoberto por nuvens. De manhã possibilidade de nevoeiro e uma pequena garoa. À tarde, o sol desponta entre as nuvens. A temperatura entra em ligeiro declínio durante à noite, quando, devido a entrada de um ar seco de origem polar, pode atingir a miníma de 10ºC. No domingo à tarde, com poucas nuvens, os termômetros podem marcar 5ºC, mas sem possibilidade de chuva. Na segunda-feira o céu permanece parcialmente nublado, enquanto a temperatura mínima marca 6ºC e a máxima 16ºC. Na terça-feira, a previsão é de uma pequena elevação na temperatura.
Durante o mês de maio, a temperatura mínima geralmente se mantém na casa dos 5ºC. No ano passado, atingiu 7ºC – nos últimos 38 anos, a mais baixa registrada foi de -1ºC em 2007. A máxima, por sua vez, alcançou 27ºC em 2017, enquanto em 2018 já chegou a marcar 29ºC.
Geada
“Para que ocorra a formação de geada, no sábado à noite precisa ter ausência de vento e no domingo a temperatura precisa ficar abaixo dos 5ºC. Se isso ocorrer, vamos ter a formação de geada fraca, aquela que ocorre mais nas baixadas”, explica o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegdonei Sampaio. Para nevar, a temperatura precisa atingir 3ºC, o que é pouco provável que aconteça em Passo Fundo.
Ventos
Também existe a possibilidade de intensificação dos ventos na região sul do Brasil. Toda frente fria possui um ciclone extratropical e dependendo da posição e intensidade pode provocar fortes ventanias. O ciclone estará posicionado perto da costa gaúcha, o que deverá causar ventos fortes no RS, SC e PR. No entanto, Passo Fundo.
Brasil
As baixas temperaturas não serão exclusividade do Rio Grande do Sul. A frente fria se espalha em direção ao sudeste, centro-oeste, norte do país e atingindo até os estados de Rondônia e Acre. “Como ele é imenso, pega todo o Rio Grande do Sul, Paraná, uma parte do Mato Grosso do Sul e depois entra em São Paulo. Muitas vezes, quando acontece isso, baixa bastante também no Rio de Janeiro”, completa Sampaio.
Além de significativa mudança de temperatura, a região sudeste, centro-oeste, norte do país também tem previsão de chuva. Em algumas localidades até mesmo com chance de temporais, principalmente no centro-sul do país. Neve, somente com possibilidades em áreas da serra gaúcha e catarinense durante o sábado à tarde e manhã de domingo. As menores temperaturas do ano devem ser registradas na segunda-feira.