Projeto Água em Foco chega à 3ª edição

Com atividades que seguem até o fim do ano, o projeto desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo no Instituto Menino Deus aborda questões como água, solo e biodiversidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entre a inquietude tradicional da pré-adolescência e a atenção dedicada aos dados e informações sobre os usos da água, as duas turmas de 7º ano do Instituto Menino Deus deram início, na manhã da última sexta-feira, 18, à 3ª edição do projeto "Água em Foco: em busca da preservação dos recursos hídricos", desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo e que concentra esforços na educação ambiental de crianças e adolescentes ao explorar diferentes aspectos do meio ambiente. O resultado do projeto, que alia a teoria à prática, será apresentado à comunidade em um livro lançado no final do ano.


O projeto, que é desenvolvido desde o ano de 2015 e já envolveu o próprio IMD e, também, o Colégio Bom Conselho, se renova e, agora, retorna a uma nova turma. Envolvendo os alunos em atividades mensais que seguem até o fim do ano e abordam temáticas como solo, meio ambiente, biodiversidade, resíduos sólidos e mata ciliar e sua relação com a água. Ao todo, serão cinco encontros e, ao final de cada um deles, os alunos serão desafiados a produzir alguma atividade: textos, desenhos, histórias em quadrinhos, propagandas, colagens e fotografias serão produzidos e, ao fim do projeto, serão reunidos no livro que leva o mesmo nome do projeto. A primeira atividade, um Bingo Ecológico, abordou a situação atual dos recursos hídricos, o papel de um Comitê na gestão das águas e, ainda, a destinação correta dos resíduos sólidos, o uso da água e, especialmente, como cada um é responsável por colaborar, de alguma forma, com a conservação e preservação do meio ambiente.


Para Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê Rio Passo Fundo, o projeto é uma das experiências em educação ambiental na cidade. "O projeto está retomando as atividades e chega na sua 3ª edição com a certeza de que é uma grande ajuda na busca por compreender o papel do Comitê e, ainda, a relação da água com a sociedade”, inicia. “Também é a oportunidade de falarmos sobre o uso racional da água, tendo em vista que devemos pensar na gestão de recursos hídricos. Por fim, é válido ressaltar que a educação ambiental tem sido o carro-chefe do Comitê, através de projetos como esse. Para nós, a educação ambiental é uma ferramenta importante para falarmos de água na comunidade onde atuamos", destaca relembrando que a proposta é, também, fazer os estudantes sentirem-se responsáveis pelo cenário ambiental.


A próxima atividade, marcada para junho irá explorar os diferentes tipos de solo e como se relacionam com a água.

Gostou? Compartilhe