A Comissão Especial que acompanha o processo de remodelação do Aeroporto Lauro Kortz, organizada na Câmara, pela primeira vez, em 2015, terá suas atividades restabelecidas neste ano. A nomeação dos vereadores que intermediarão as discussões e o planejamento de ações pelo aceleramento do início das obras no local foi realizada durante a Sessão dessa segunda-feira (21).
Os vereadores Paulo Neckle (MDB), Marcio Patussi (PDT), Rafael Colussi (DEM), Alex Necker (PCdoB) e Fernando Rigon (PSDB) terão a titularidade. A Comissão deve promover reuniões com o Executivo, entidades de classe e demais interessados nas tratativas, buscando engajar forças políticas que reforcem a necessidade de intervenções no Aeroporto, que fortalecerão o desenvolvimento regional.
A primeira demanda do grupo, como explica Paulo Neckle, que segue na presidência da Comissão será pressionar o governo estadual para que haja a publicação do edital de licitação. “Em uma reunião no mês passado, em Porto Alegre, fomos informados que restam alguns detalhes para que seja lançado o processo, já garantido. Nossa expectativa é que isso ocorra ainda neste semestre”, salientou.
A ampliação e modernização do Aeroporto de Passo Fundo compõem o Acordo de Resultados 2018, documento do Estado que trata do acompanhamento dos projetos caracterizados como prioritários. Conforme o governo estadual, o processo licitatório será realizado por meio de um Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modalidade escolhida pela viabilidade de agilizar as etapas da licitação. A empresa ou consórcio que vencer o certame será encarregado pela elaboração do projeto executivo e pela execução das obras.
O projeto de ampliação articula obras importantes, como a expansão da pista de pousos e decolagens, o aumento do terminal de passageiros e a instalação de equipamentos imprescindíveis para a segurança das aeronaves. Os serviços contam com recursos da União, com contrapartida do Estado, atingindo os R$ 55 milhões.