O Hospital da Cidade (HC) está entre os dez hospitais selecionados na primeira etapa, entre toda a rede pública do Brasil, para integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A intervenção através do Proadi-SUS no Hospital da Cidade ocorrerá por meio da melhoria dos processos gerenciais que envolvem o atendimento em saúde na Unidade de Emergências Médicas.
O Comitê Gestor do Proadi-SUS, com o apoio de hospitais de excelência a nível nacional estará integrado à equipe administrativa e de assistência do HC para a implementação das mudanças propostas, que refletirão na qualificação do atendimento para a comunidade regional. A equipe do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, integra o grupo de trabalho, apontando as oportunidades de melhorias.
O comitê consultor do Proadi-SUS será responsável pelo apoio na execução do plano de ação, fortalecendo a otimização do fluxo, a capacidade de resposta e a qualidade assistencial do serviço hospitalar de urgência. “A efetivação das adequações gerenciais na assistência à população ocorrerá através do método Lean de Melhoria de Processos, conhecido mundialmente pela assertividade na gestão dos recursos e processos” salienta o administrador do Hospital da Cidade, Luciney Bohrer. Uma das etapas desta transição iniciará no dia 1º de junho, a partir desta data os atendimentos na Unidade de Emergências Médicas do HC serão restritos a casos de urgência e emergência.
O HC é referência macrorregional norte do Estado do Rio Grande do Sul para o Sistema Único de Saúde que compreende os 144 municípios da 6°, 11°, 15° e 19° Coordenadorias Regionais de Saúde, respectivamente das cidades de Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, abrangendo uma população de aproximadamente 1milhão de habitantes. “O Hospital da Cidade está agora imbuído na reforma e ampliação da Emergência para que o serviço seja mais adequado e mais próximo à realidade. Hoje com a demanda regional, a nossa emergência ficou pequena, nós já estamos trabalhando neste projeto, que será iniciado em pouco tempo” pontua o coordenador médico do HC, Dr. Rosemar Stefenon. O estudo para ampliação e reforma da Unidade de Emergências Médicas foi apresentado ao ministro da saúde no início do mês de abril por uma comitiva de representantes da direção médica e administrativa do Hospital da Cidade e da Prefeitura de Passo Fundo. Desde então, o plano está inserido em uma série de avaliações e visitas diagnósticas gerenciadas pelo Ministério da Saúde.
Proadi-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública.
Emergência do HC é selecionada para programa de melhorias
· 2 min de leitura