A antiga Estação Férrea da Gare já recebe as intervenções que irão transformar o espaço em um complexo gastronômico e cultural. A empresa vencedora da concorrência pública, a Fazenda Vento Norte, de Blumenau, já realiza a reforma e restauração do local, utilizando de concessão onerosa de uso do imóvel pelo período de 10 anos. Nessa semana (30), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, visitou o prédio. De acordo com Luciano, o Complexo Gastronômico e Cultural da Gare é mais uma forma de a comunidade usufruir dos espaços revitalizados da cidade, como acontece com o Parque da Gare. “Nossa cidade ganha mais um atrativo, que deverá gerar mais emprego e movimentar a economia da cidade, além de manter a importância histórica do local e abrir espaço para cultura”, disse Luciano.
Tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade, a reforma se dá apenas na parte interna, com preservação da fachada restaurada. No momento, a equipe de obras retirou o foro de PVC e realiza a restauração do telhado. A execução dos serviços conta com a fiscalização da Secretaria de Planejamento. Conforme contrato, a empresa é responsável pela limpeza, manutenção, conservação e vigilância do espaço; por arcar com custos de energia elétrica e de água nas dependências; e por utilizar no projeto linguagem que valorize o resgate histórico do local e integre o espaço interno com o seu entorno. No espaço também haverá uma sala coordenada pela Secretaria de Cultura, com o objetivo de promover exposições e demais manifestações artísticas.
Construído entre 1898 e 1920, o espaço onde funcionava o antigo sistema do transporte ferroviário faz parte da história da cidade, sendo ponto de referência do desenvolvimento na época.