Umidade continua pelo menos até quinta-feira

Mês de junho fechou com umidade 9% acima da média normal. Não há indicativo de frio intenso pelo menos até o domingo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A umidade das últimas semanas deve permanecer pelo menos até quinta-feira, devido à chegada de uma nova área de instabilidade à região. O final de semana teve temperatura máxima de 24ºC. Nos próximos dias, as temperaturas continuam amenas e não há indicativo de frio intenso pelo menos até o final de semana. Os dados são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.


Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, o mês de junho encerrou com a umidade relativa do ar média de 84% enquanto que o normal seria de 75%. “Por isso tivemos o excesso de umidade nos últimos dias e só vai se afastar quando chegar um ar frio e seco”, explica. A área de instabilidade permanece na terça e quarta-feira com chuva e períodos de melhoria. As temperaturas mínimas ficam entre 5ºC e 7ºC. As máximas oscilam entre 16ºC e 18ºC. Na quinta-feira ainda há possibilidade de chuva e formação de nevoeiro. As temperaturas entram em elevação e ficam entre 12ºC e 24ºC. Na sexta-feira e no sábado não há indicativo de chuva. As mínimas devem ficar entre 11ºC e 13ºC e as máximas entre 22ºC e 24ºC.


Primeiro semestre
O mês de junho terminou com a temperatura média abaixo do normal. A média é de 11,9ºC e o mês fechou com 10,8ºC. No primeiro semestre do ano, apenas o mês de abril teve temperaturas acima da média, sendo o mais quente dos últimos 14 anos. Nos seis primeiros meses de 2018 choveu cerca de 40% da média esperada para todo o ano, que é de 1800mm. Durante o primeiro semestre apenas choveu acima do normal nos meses de janeiro e junho, nos demais, a maioria teve precipitação abaixo da média e o mês de março ficou dentro do padrão. Até o momento houve registro de seis formações de geada e a temperatura mais baixa foi registrada no dia 16 de junho, de -0,7C.

Gostou? Compartilhe