Cooperativismo

Fundamental para a distribuição de energia elétrica com qualidade no campo

Por
· 2 min de leitura
A Coprel e outras 64 cooperativas levam energia para 673 mil famílias brasileirasA Coprel e outras 64 cooperativas levam energia para 673 mil famílias brasileiras
A Coprel e outras 64 cooperativas levam energia para 673 mil famílias brasileiras
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O cooperativismo é um modelo de negócios que alia o desenvolvimento econômico em conjunto com o compromisso social. As cooperativas são sociedades de pessoas, em que cada associado tem os mesmos direitos e deveres, independente do seu capital. Representam um sistema moderno, transparente e justo de fazer gestão. Do campo às grandes cidades, as cooperativas atuam em diversos setores da economia, e distribuição de energia é uma das atividades, realizadas pelas cooperativas de infraestrutura, ramo ao qual está incluída a Coprel e outras 64 cooperativas que levam energia para 673 mil famílias brasileiras.


E quando se fala em cooperativismo de energia, é fundamental destacar o papel decisivo que foi assumido pelas cooperativas para levar energia ao campo, locais em que as concessionárias não tinham interesse em distribuir energia, devido à inviabilidade econômica da atividade. Os agricultores e lideranças do setor, reunidos em cooperativas, consolidaram a eletrificação rural, investindo recursos próprios para a construção das redes, e buscando financiamentos para ampliar a distribuição de energia elétrica para cada vez mais propriedades rurais. Desta forma, a Coprel Cooperativa de Energia celebrou, em 14 de janeiro de 2018, seus 50 anos de fundação, com mais de 52 mil cooperantes que são beneficiados com energia elétrica distribuída pela cooperativa.


No entanto, o trabalho das cooperativas não diminuiu com a universalização do acesso à energia elétrica no campo. O compromisso com a qualidade do serviço e do atendimento aos cooperados motiva investimentos e melhorias constantes. E a própria ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica reconhece este trabalho das cooperativas, por meio da pesquisa IASC (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor). Esta pesquisa é feita anualmente e reconhece as distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores, com base na percepção do consumidor residencial. O destaque fica por conta da presença de grande número de cooperativas entre as melhores distribuidoras do Brasil. Entre as 10 melhores notas da pesquisa IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor), 6 são cooperativas. E dentre as 96 distribuidoras pesquisadas no Brasil, 14 obtiveram a nota considerada “Excelente” pela ANEEL – acima de 80 pontos. E destas, 9 eram cooperativas, incluindo a Coprel. A nota da Coprel na pesquisa IASC 2017, cujo resultado foi divulgado em fevereiro deste ano, é 80,79. A nota média dentre as cooperativas de todo o Brasil foi de 71,34, enquanto a nota média das concessionárias ficou em 63,16.


O presidente da Coprel Cooperativa de Energia, que também preside a Confederação Nacional das cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), Jânio Vital Stefanello, destaca que as cooperativas são sinônimo de energia elétrica de qualidade. “O cooperativismo é uma grande força, que merecidamente tem cada vez mais destaque no Brasil e no Mundo. As cooperativas buscam o equilíbrio, sempre com o objetivo de fazer a diferença na vida das pessoas. Na Coprel, acreditamos e defendemos isso, e temos muito orgulho de gerar e distribuir energia com sustentabilidade ambiental, econômica e social”.


O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado mundialmente no primeiro sábado do mês de julho. Neste ano, o tema para esta data, definida pela Aliança Cooperativa Internacional é: “Sociedades Sustentáveis através da Cooperação”. A Coprel reconhece a importância e agradece a todos os cooperantes que constituem a cooperativa. Todos contribuem para a manutenção de serviços e atendimentos que colocam a Coprel entre as melhores distribuidoras de energia do país, mostrando a força do cooperativismo para o fortalecimento do campo e de todas as atividades produtivas.

Gostou? Compartilhe