Os alunos do curso de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da IMED, Mauricio Marques e Henrique Pomatti desenvolveram um aplicativo como trabalho acadêmico da disciplina de Empreendedorismo, chamado "superfaxina", que ajuda quem está oferecendo e quem está precisando deste serviço. De acordo com o coordenador do curso, Marcos Roberto dos Santos, este foi um projeto da Fábrica de Software. “O objetivo é desenvolver projetos de software para o mercado através de levantamento de demandas de empresas parceiras e externas. A iniciativa oferece aos estudantes uma vivência prática de análise e desenvolvimento de software dentro da graduação, desde a coleta de requisitos até a implementação da ferramenta na empresa cliente”, aponta o coordenador.
Conforme o aluno, Maurício Marques, há um ano surgiu a ideia de fazer um aplicativo que ajudasse pessoas que precisam contratar uma faxineira a encontrarem e que fosse mais fácil e rápido do que ficar pedindo indicações. “Neste mesmo tempo estava cursando a matéria de Empreendedorismo e decidi expor no trabalho da matéria. Desenvolvemos um modelo de negócio Canvas na disciplina junto com pesquisa de mercado. Ficou um ótimo trabalho, mas eu queria tirar a ideia do papel, por isso me reuni com Henrique e planejamos o desenvolvimento. Como tínhamos pouco conhecimento íamos aprendendo e desenvolvendo. Dividimos algumas tarefas, enquanto eu fiquei muito mais com as tarefas relacionadas ao aplicativo, o Henrique cuidava do site de divulgação, termos de uso. Lançamos o app para Android faz duas semanas, estamos testando a aceitação e recolhendo feedbacks. A partir de agora vamos divulgar mais para quem procura uma faxineira. Esta primeira etapa foi para cadastrar profissionais. Aqui em Passo Fundo tem cerca de 15 faxineiras cadastradas, mas como divulgamos em alguns grupos de outros estados, em SP já tem cerca de 40 profissionais” esclarece.
Segundo o aluno, Henrique Pomatti, a ideia teve o incentivo do professor Amilton Martins, sendo que no começo era apenas um projeto de aula, começou a se tornar mais sério. “Realizamos pesquisas de mercado no começo e constatamos que aplicativos/sites parecidos com nossa ideia existem, porém lá em São Paulo apenas. O que sempre nos motivou a finalizar o projeto foi pensar que algum dia a gente iria poder ajudar e facilitar a vida das faxineiras e é claro de quem precisa de uma faxina. Dúvidas podem ser tiradas na página do Facebook @appSuperFaxina. A nossa ideia é depois que o aplicativo estiver com uma base sólida de pessoas, iremos implementar para celulares iPhone e plataforma WEB para aqueles que não possuem celular. Realizamos o monitoramento dos usuários ativos no app, e já temos uma boa base utilizando para prestar o seu serviço, e é claro que tudo isso de graça!”, comemora Pomatti.
Mãos à obra
Os alunos ressaltam que a parte de desenvolvimento do aplicativo foi a mais complicada, pois tiveram de aprender uma linguagem de programação diferente. “Porém tivemos uma ótima base vinda da IMED para entendermos como as linguagens funcionam, e é claro como o público reage a uma implementação desse porte. Por isso somos gratos ao Coordenador e professor Marcos Santos, e o nosso professor e antigo Coordenador Amilton Martins que foram as pessoas que nos inspiraram com aulas dinâmicas e boas explicações, nos mostrando o que o mercado de trabalho requer hoje em dia, a tecnologia em nossas vidas! Eu e Maurício somos ambos amantes de tecnologia, futuramente teremos mais um projeto chegando. Mas por enquanto o foco é SuperFaxina - Sua Faxineira está aqui!”, enaltece Pomatti.
Marques frisa que as melhorias no app não param. “Neste momento já estamos melhorando a versão atual do aplicativo para Android e até o final do ano queremos lançar uma versão para Iphone e uma versão Web. O grande diferencial do app é a possibilidade de adicionar várias profissionais e depois ir em pedir limpeza, montar um pedido e enviar para as faxineiras adicionadas. Vamos adicionar filtros que vão retornar as faxineiras que estão no mesmo bairro e que tenham melhores avaliações na plataforma e as profissionais recebem a mensagem de tipo de faxina e retornam o valor do serviço, assim fica mais fácil comparar os preços”, conta.
Pomatti pondera que a opinião dos usuários é fundamental para a melhoria do serviço. “Porém até agora não recebemos nenhuma reclamação, quer dizer que temos um sistema bom para utilização das pessoas. Gostaria de salientar a nossos atuais e futuros clientes que estamos 100% a disposição para dúvidas e afins”, finaliza.