Número de crianças atendidas cresce 50% em quatro anos

Presidente do CME diz que há aumento de oferta, mas também melhora na qualidade do ensino

Por
· 2 min de leitura
Número de crianças passou de 3.245 para 4.946Número de crianças passou de 3.245 para 4.946
Número de crianças passou de 3.245 para 4.946
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A qualificação da educação infantil é um dos maiores desafios dos municípios. Em Passo Fundo, a aposta da Prefeitura de Passo Fundo na construção de novas escolas para atender a busca, além da capacitação do ensino por meio dos professores, fez o cenário avançar desde 2014. Em quatro anos, o número de crianças atendidas subiu de 3.245 para 4.946, o que representa um aumento de mais de 50%.

 

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Carla Corrales, há crescimento e qualidade na educação infantil do município. “Há um aumento significativo no atendimento da educação infantil não só pela oferta, mas também pela qualidade do ensino das escolas”, destacou.

 

Mesmo que os números tenham avançado consideravelmente, sempre há um déficit na relação do atendimento de futuros alunos. “O déficit é difícil porque sempre terá mais demanda do que oferta. Existem crianças na fila de espera, porém, em relação às metas do Plano Municipal de Educação, estamos satisfeitos”, finalizou Carla.

 

O prefeito Luciano Azevedo reiterou o compromisso com a educação, observando que os números traduzem o esforço da administração municipal para aumentar a oferta de vagas. “Foram construídas 15 novas escolas desde que assumimos a gestão. Sabemos que ainda é preciso avançar para atender mais crianças e, por isso, vamos manter o trabalho sério e focado na qualidade do ensino da rede municipal”, afirmou Luciano.

 

Desde 2016, conforme orientação do Plano Municipal de Educação, a meta é atender 100% das crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola, resolução que foi atingida no município com o atendimento de 5.095 crianças, sendo a população estimada pelo último censo de 5.005. Já o atendimento para crianças entre 0 e 3 anos deve chegar a 50% até 2024. Nesse quesito, Passo Fundo já chegou ao índice de 44%, com 4.217 crianças de uma população de 9.487, também apontada pelo último censo. Nos cálculos constam não apenas as escolas municipais, mas também as particulares e as filantrópicas/assistenciais.

 

Os dados foram levantados no recadastramento do CME que foi realizado diretamente com as escolas até o mês de junho de 2018.

 

Um mapa das novas escolas municipais
EMEI Santa Teresinha – vila Dona Júlia [locação | 2013]
EMEF Arlindo de Souza Mattos – vila Mattos [construção | 2014]
EMEI Menino Deus – Professor Bandana – bairro Menino Deus [construção | 2014]
EMEI Toquinho de Gente – vila Mattos [locação | 2014]
EMEI Chapeuzinho Vermelho – bairro Jardim América [compra do imóvel | 2014]
EMEI Ari Schaeffer – loteamento Professor Schissler [construção | 2014]
EMEI Cantinho da Ritinha – bairro Santa Rita [construção | 2015]
EMEI Padre Zezinho – loteamento Umbú [construção | 2015]
EMEI Fofão – bairro Planaltina [construção | 2015]
EMEI Fadinha – bairro Donária [construção | 2015]
EMEI Vovó Nelly – Centro [locação | 2015]
EMEI Branca de Neve – bairro São José [locação | 2015]
EMEI André Zaffari – vila Luiza [construção | 2017]
EMEI Rita Sirotski – bairro Santa Maria [repasse de instituição | 2017]
EMEI Padre Alcides – bairro Victo Issler [locação | 2017]
*EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil
*EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental

 

Além das 15 novas escolas, sendo 14 de educação infantil, foram realizados trabalhos de reforma e ampliação em outras cinco escolas: as EMEIs Francisco Luiz Biancini e Amizade, e as EMEFs Zeferino Demétrio Costi, Benoni Rosado e Dom José Gomes. Em breve, mais uma escola de educação infantil será entregue no bairro Santa Marta.

Gostou? Compartilhe