Pouco sol e muita umidade têm marcado a estação

Além disso, amplitude térmica chamou a atenção nos últimos dias. Apesar de estar em transição, ainda há possibilidade de geada nos próximos dias

Por
· 2 min de leitura
Tempo nublado tem marcado os últimos dias em Passo FundoTempo nublado tem marcado os últimos dias em Passo Fundo
Tempo nublado tem marcado os últimos dias em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O inverno de 2018 tem sido marcado por diferentes fatores. Os dias nublados e de pouco sol geralmente são associados às altas taxas de umidade relativa do ar. Apesar das pessoas acharem que neste ano o inverno está muito frio, apenas uma temperatura negativa foi registrada ainda no mês de maio. E não há indicativos de novas ocorrências, pelo menos para os próximos dias, mesmo com possibilidade de formação de geada.


O observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, explica que a menor incidência de sol pode levar as pessoas a acharem que o inverno está mais rigoroso neste ano. Nos meses de junho e julho foram 13 dias de chuva. Em agosto, em 21 dias, foram oito dias de chuva, e apenas seis com predomínio do sol. Os dias também foram de alta umidade relativa do ar. Em junho a média da umidade que é de 76% terminou em 84%, 8% acima da média. Em julho, a média é de 75% e terminou em 82%. Em agosto, a média é de 73% e até o momento está em 80%.


Com relação às temperaturas, Sampaio destaca que os meses de junho e julho terminaram dentro da média e agosto está um pouco abaixo. “A temperatura mais baixa do ano até agora ocorreu no dia 16 de maio que foi a única negativa registrada em Passo Fundo, com -0,7ºC”, pontua. Neste mês, a mais baixa foi de 1,7ºC, no dia 5. Conforme os registros, a menor em agosto nos últimos 18 anos ocorreu em 2014, quando os termômetros marcaram -1,6ºC, no dia 16. A menor temperatura desde que se tem registro foi de -3,4ºC em 1995. Em 2017 o mês de agosto teve máxima de 30ºC e mínima de 1,7ºC.


Outra curiosidade está relacionada à oscilação das temperaturas. Além de períodos em que as temperaturas se mantiveram com maior estabilidade, houve dias de muita variação, como ocorreu entre o final e o início da semana. “Tivemos no domingo a temperatura mais alta de agosto, de 25ºC. Já na madrugada de segunda-feira, com a chegada de uma frente fria, as temperaturas entraram em ligeiro declínio”, pontua. Na comparação entre a máxima registrada no domingo e a mínima registrada na segunda-feira, a oscilação negativa foi de praticamente 20ºC. Porém, entre as 21h de segunda-feira e às 9h de terça-feira, a temperatura do ar permaneceu praticamente sem oscilação, próxima dos 5,4ºC.


Geadas
Do final do outono até agora, foram registradas 11 geadas na Estação Meteorológica. Sampaio explica que a média em anos normais varia entre 12 e 14 ocorrências. Com isso, mesmo tendo apenas uma ocorrência de temperatura negativa, pode-se dizer que as geadas estão dentro do padrão. Conforme Sampaio, até o momento as condições do inverno têm confirmado o que era apontado pelos prognósticos climáticos.


Próximos dias
Hoje o dia inicia com mínima de 6ºC. Com temperatura em elevação, a máxima pode chegar aos 15ºC. Na quinta-feira, o dia começa com 7ºC e faz máxima de 22ºC, e temperaturas ainda em elevação. Na sexta faz 14ºC e 22ºC, porém voltam a entrar em declínio a partir da noite. No sábado faz 9ºC e 12ºC, no domingo 12ºC e 16ºC e a segunda começa com 4ºC e faz máxima de 12ºC. A próxima semana inicia com possibilidade de formação de geada.


As condições ainda são de possibilidade de chuva na quarta e quinta-feira, com aumento da instabilidade na sexta-feira. Essa área já se afasta ainda no sábado e não tem previsão de chuva no domingo. A chuva dos últimos dias foi de 59mm, somando no mês 84mm, que representam 45% da média esperada.

Gostou? Compartilhe