Chuvas causam estragos em Guaporé

Frio deve tomar conta de todo o Estado neste fim de semana

Por
· 1 min de leitura
Ruas ficaram alagadas em GuaporéRuas ficaram alagadas em Guaporé
Ruas ficaram alagadas em Guaporé
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As chuvas que atingiram a região Norte do estado, na sexta-feira à tarde, provocaram estragos em Guaporé. O arroio Barracão, que corta a cidade, não conseguiu dar vazão ao volume de água e transbordou. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Rafael Antônio Pisseti, houve alagamento em quatro pontos: Avenida dos Imigrantes, e nas ruas, Pinheiro Machado, Lobo da Costa e Jairo Brum. Pelo menos três famílias tiveram suas casas atingidas. Com auxílio de funcionários da prefeitura municipal, tiveram de remover rapidamente os móveis para evitar ainda mais prejuízos. “O alerta de ontem era para queda de granizo e vendaval. Tivemos uma chuva muito forte durante 30 minutos, o que provocou enxurrada nestes locais”, afirmou Pisseti.

 

Passo Fundo
Em Passo Fundo, foi registrado vento e chuva fortes, mas sem registro de danos na cidade. O frio permanece no fim de semana. As pancadas de chuva, por sua vez, só retornam na próxima semana, na quarta-feira (29). Um sistema de baixa pressão com nuvens carregadas atingiu o município na sexta-feira. Até às 15h, foram registrados 15 mm de chuva, chegando a 110 mm em agosto, e uma temperatura máxima de 24ºC. Também ocorreu vento com rajadas de intensidade moderada forte de até 61 km/h. No entanto, de acordo com o observador meteorológico da Embrapa, Ivengdonei Sampaio, a situação climática já melhora no sábado (25).

 

O sábado amanhece com um nevoeiro. A temperatura mais baixa do dia será durante à noite, podendo atingir até 5ºC. A máxima não passa de 12ºC. O domingo (26) será parcialmente nublado, ficando entre 1ºC e 13ºC. A segunda-feira (27) mantém o céu parcialmente nublado, com mínima de 3ºC e máxima de 19ºC.

 

Região
A chuva, o vento e a pequena quantidade de granizo que ocorreu em Passo Fundo se repetiu em grande parte dos outros 76 municípios da região Norte. “O recorte da minha regional é parecido com o que aconteceu em Passo Fundo”, explicou o Coordenador da Defesa Civil, Major Ricardo Mattei. Alguns locais passaram dos 30 mm de chuva, mas de acordo com Ricardo, sem causar maiores danos. “Nós temos a informação de que esse núcleo já está passando o Norte do estado, chegando ao sul de Santa Catarina, e do Rio Grande do Sul indo para o oceano atlântico”, finalizou o coordenador.

Gostou? Compartilhe