Quando um paciente recebe o diagnóstico de câncer, inicia um processo de incertezas e dor. Enfrentar essa doença é um desafio e exige muita determinação. Mas como ser forte neste momento? Uma visão positiva, o incentivo da família e uma rede de apoio são fundamentais. Em Passo Fundo, essa rede tem mudado a vida de milhares de famílias e o trabalho desenvolvido por muitos voluntários foi reconhecido no Grande Expediente do vereador Saul Spinelli (PSB), na Sessão Plenária desta segunda-feira (27).
Na oportunidade, o parlamentar destacou as pessoas que trabalham e as que já contribuíram para amenizar os problemas que surgem durante o enfrentamento da doença. Fazem parte desta rede a Associação de Apoio as Pessoas com Câncer (AApecan), o Centro de Atendimento à Criança com Câncer (Cacc), o Centro de Oncologia Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o grupo Amigos da Bola.
O Centro de Oncologia ganhou, em 2016, uma estrutura totalmente voltada para atender crianças e adolescentes. Ele é referência para cerca de 2 milhões de habitantes, vindos de 188 municípios. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e pedagogos. São realizadas, por ano, aproximadamente 2.300 consultas ambulatoriais. O centro mantém outras atividades como o programa Escola de Vida, desenvolvido com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, Ministério Público e Universidade de Passo Fundo (UPF). O objetivo é que as crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer continuem os estudos, auxiliados por professores no próprio Centro, evitando a perda do ano letivo.
O médico pediatra Pablo Santiago lembrou que, há 10 anos, as crianças precisavam percorrer quilômetros para terem tratamento em Porto Alegre e hoje tem um local que é considerado modelo. Ele agradeceu ao vereador Saul Spinelli, “que, desde 2012, trabalhou para tornar o centro uma realidade”.
O vereador fez questão de salientar que o trabalho continua para atender a outras demandas do hospital, “como a construção de apartamentos para os pacientes que ficam meses em tratamento e do Centro de Transplante de Medula Óssea, que ainda não existe na região, mas que está em fase de captação de recursos”.
Já o Cacc possui 80 crianças e 164 adultos cadastrados, de Passo Fundo, região e até de outros estados. Os pacientes recebem atendimento psicossocial e pedagógico e podem ser hospedados, juntamente com seus familiares, gratuitamente. Eles recebem café da manhã, almoço, lanche e janta, assim como os medicamentos necessários para o tratamento. Além disso, são acompanhados por nutricionistas, psicólogos, professores para reforço escolar e, quando necessário, fisioterapeutas. Os assistidos fazem tratamento nos hospitais municipais e voltam para o Caac, sem precisar enfrentar o desgaste de retornar aos seus municípios. A entidade conta com doações da comunidade para manter a alimentação e para o pagamento de funcionários, medicamentos e despesas gerais.
A presidente do Cacc e da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Neli Formigheri, declarou que “estamos em campanha para adquirir um elevador para o Cacc, já que o prédio tem três andares e, muitas vezes, não é fácil para subir as escadas durante o tratamento”. O vereador Saul sugeriu que a comunidade ajude destinando parte do Imposto de Renda devido para o Cacc.
A entidade sobrevive com doações de parceiros como o grupo Amigos da Bola, também homenageado por integrar essa rede de apoio. Ele é formado por empresários e profissionais liberais. Tudo começou quando os amigos decidiram arrecadar dinheiro para o Cacc após cada partida de futebol. Hoje, a turma é formada por cerca de 60 pessoas, que organizam dois eventos por ano para arrecadar recursos. Na última edição do evento, em abril, foram arrecadados R$ 51.800. Um dos idealizadores do Grupo, Jair Calherão, considerou que a homenagem “é uma forma de destacar as ações positivas diante de tantas coisas ruins e serve ainda para inspirar a formação de outros grupos”.
Saul Spinelli lembrou que o dinheiro arrecadado pelo grupo é que mantém a Farmácia do Cacc: “sem essa contribuição, não sabemos se a entidade teria como continuar funcionando”.
Um trabalho novo em Passo Fundo também foi homenageado. É a AApecan, uma Organização da Sociedade Civil (Osc) que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Desde junho deste ano no município, a entidade conta com uma Casa de Apoio que atende pessoas de 62 cidades da região. São pacientes que estão em tratamento oncológico. O coordenador, Heliel Machado, agradeceu a homenagem. “Isso ajuda a divulgar o nosso trabalho para que os pacientes nos procurem e possamos ajudá-los”, disse.
O vereador Saul Spinelli, que propôs as homenagens, ressaltou que, “há muito tempo, o diagnóstico de câncer deixou de ser uma sentença de morte e nós precisamos valorizar o trabalho de todos esses profissionais, que são decisivos para a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias”.