Depois de enfrentar no domingo a temperatura de 0,5 graus, considerada a mais baixa do ano, os passo-fundenses terão uma semana mais quente pela frente. A mudança se deve a aproximação do mês de setembro, período que inicia a transição do inverno para a primavera.
De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, as máximas ficarão acima dos 20º. A elevação iniciou ontem e segue pelos próximos dias. Hoje, a mínima será de 6º graus e a máxima de 22º graus. A quarta-feira será ainda mais quente, com mínima de 11º graus e máxima de 26º graus. Tendência que se mantém até o final da semana. Para a quinta e sexta-feira, a mínima sobe para 14º graus e a máxima fica em 24º graus. Com o aumento da nebulosidade, há previsão de chuva para quinta à noite. Segundo boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), nesta segunda-feira (27), a chuva retorna ao Estado, partir de quarta-feira (29).
Restando ainda três dias para fechar o mês, os termômetros registaram temperaturas de -2,8º abaixo da média para agosto. Além do frio, a umidade é de 80%, representando 7% acima da média. Entretanto, o volume de chuva ainda não atingiu a média. Até ontem, havia chovido 120 milímetros, índice que representa 64% dos 188 milímetros.
Setembro
Mesmo com a possibilidade de ocorrência de baixas temperaturas, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não prevê a incidência das chamadas geadas tardias para o mês de setembro. "Pode ocorrer o deslocamento de massa de ar polar, mas não deve ocorrer geada, como em anos anteriores", afirma Sampaio. No ano passado, a temperatura mais baixa no mês de setembro foi de 11,5º graus, e a mais alta ficou na casa dos 31,6º graus.