Um espaço de troca de experiências na gestão de áreas naturais protegidas será oportunizado nesta sexta-feira, dia 31 de agosto. A Universidade de Passo Fundo (UPF) sedia o encontro da rede de Unidades de Conservação da Natureza do Norte do Rio Grande do Sul, atividade que ocorre pela manhã no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e à tarde na RPPN UPF, ambas no Campus I.
Na oportunidade, estarão reunidos gestores e apoiadores das áreas naturais protegidas da metade norte do estado. Coordenador da atividade, o professor Dr. Jaime Martinez destaca que haverá uma ampla programação, que debaterá, entre outros temas, a atuação das redes, economia e conservação da natureza e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas unidades. As atividades iniciam às 8h30min com recepção e credenciamento, e, às 9h, será a abertura e o acolhimento, na sala 318 do ICB. Pela tarde, as atividades serão estendidas para o Cepagro e a RPPN UPF, conforme as condições climáticas.
Da esfera federal estarão presentes representantes de Parques Nacionais, Florestas Nacionais e da Estação Ecológica de Aracuri; na esfera estadual, representantes do Parque Estadual do Papagaio Charão, do Parque Estadual do Turvo e do Parque Estadual do Espigão Alto; e em nível municipal, membros do Parque Natural Municipal de Sertão, do Parque Natural Municipal de Carazinho e do Parque Natural Municipal do Pinheiro Torto; além de representantes de entidades particulares, a exemplo das RPPNs. Conforme o coordenador do evento, de Santa Catarina, já está confirmada a participação da RPPN Papagaios-de-Altitude. “Também estarão presentes instituições que apoiam as unidades de conservação, que se mostram parceiras para que sua principal missão – que é a conservação da natureza – possa ser alcançada, bem como para que se possa ampliar as relações nas comunidades do entorno dessas áreas protegidas”, afirma Martinez.
A principal importância da reunião dos gestores e apoiadores das áreas protegidas, segundo ele, é permitir uma troca de experiências na condução de seus espaços territoriais e nas relações com as comunidades, além de propiciar o fortalecimento dos sistemas nacional e estadual de unidades de conservação e a busca de novas estratégias de conservação da natureza. “Os encontros da rede de UCs começaram em 2006 e propiciaram uma grande rede de amigos, de parcerias, que tem tornado possível a divulgação e a ampliação do quadro de áreas protegidas no norte do estado, em especial da categoria RPPN. A UPF participa no Conselho Consultivo de muitas dessas unidades de conservação, e algumas pesquisas dos cursos de graduação e pós-graduação são realizadas nessas áreas, também sendo um momento de reafirmar as parcerias de futuro”, enfatiza.
Relação com a comunidade
Conforme o coordenador do encontro, não apenas as RPPNs, que são unidades de conservação privadas, mas as UCs públicas, como os Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, buscam estreitar os laços com suas comunidades, atraindo as pessoas para visitarem as áreas protegidas, conhecerem seus recursos naturais, sua biodiversidade e, assim, estabelecer uma conexão com a natureza, promovendo a qualidade de vida, reorientando valores para uma sociedade que se desenvolva sem destruir as condições de suporte da vida. “Natureza preservada é sinal de água limpa, saúde, turismo com qualidade ambiental e um excelente espaço pedagógico de aprendizagem na construção de um futuro melhor para todos”, frisa Martinez.
Programação
Manhã: Sala 318 do ICB
8h30min: recepção e credenciamento dos gestores de UCs e dos apoiadores
9h: abertura e acolhimento
9h30min: explanação “A rede de UCs do norte do Rio Grande do Sul”
9h50min: comunicados do IX Congresso Brasileiro de UCs
10h10min: café com conversa
10h40min: palestra “Economia e conservação da natureza: Programa Araucária+”
11h20min: definições sobre o próximo encontro da Rede de Ucs
Tarde: Cepagro e RPPN UPF
13h30min: cadastramento e atualização do banco de dados de UCs do Rio Grande do Sul
13h50min: visita e trilha interpretativa na RPPN UPF
16h: encerramento das atividades