Referência em ensino superior, pesquisa e extensão na área das ciências agrárias e do agronegócio, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu pelo terceiro ano consecutivo o prêmio “Destaques A Granja do Ano 2018”. A UPF conquistou a premiação na categoria Ensino Agrícola, dividindo o palco com outros agraciados pela honraria concedida pela Revista A Granja aos expoentes do agronegócio. A entrega do prêmio ocorreu durante uma solenidade na noite dessa terça-feira, dia 28 de agosto, na Expointer, em Esteio. Na oportunidade, a UPF foi representada pelo diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), professor Dr. Eraldo Zanella.
A escolha dos protagonistas do agronegócio se deu por meio de uma pesquisa livre e espontânea realizada junto aos leitores da Revista A Granja, que apontaram profissionais, instituições, entidades e empresas com maior destaque em diferentes categorias do agronegócio ou relacionados diretamente com o setor. Essa é a 33ª edição do prêmio, promovido pela A Granja desde 1986, no entanto, a categoria Ensino Agrícola foi criada em 2015, e a UPF já venceu três edições. Ao todo, foram 30 agraciados, em 30 diferentes categorias.
Sentimento de orgulho é o que expressa o diretor da FAMV ao receber o prêmio. “É um grande orgulho receber esse reconhecimento de uma importante e tradicional revista do agronegócio brasileiro”, afirmou Zanella, evidenciando a satisfação de estar ao lado de grandes empresas do setor e receber a honraria em uma das maiores feiras do agronegócio e pecuária do país. “Como universidade que preza pelo ensino, pesquisa e extensão, é gratificante ver que os acadêmicos e profissionais egressos dos cursos da UPF estão fazendo a diferença no mercado e reconhecem a importância que a Instituição tem no agronegócio brasileiro”, enfatiza ele.
Protagonismo na área de ciências agrárias
O ensino de agronomia na região de inserção da UPF nasceu em 1961, antes mesmo da implantação da Universidade. Desde lá, já foram formados mais de 2.500 profissionais, tanto na graduação quanto na pós-graduação (mestres e doutores). A Instituição oferece o curso de graduação em Agronomia e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia, com cursos de mestrado e doutorado.
Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o mercado de trabalho na agricultura é bastante amplo e há egressos da Instituição em diversos locais do Brasil, sobretudo atuando na área de produção de grãos. Ela destaca que a infraestrutura que os estudantes têm à disposição na Universidade qualifica o aprendizado. “Temos o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), com 270 hectares, onde está localizado o Campo Experimental com uma área de 25 hectares”, comenta.
Além disso, a reitora aponta que a FAMV vem atuando no sentido de internacionalizar os cursos, com a acreditação no Programa Arcu-Sul, com convênios de pesquisa e mobilidade acadêmica com universidades da Argentina e da França, além de interação com projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação. Para Bernadete, todo esse contexto de excelência contribui para que a Universidade seja reconhecida por prêmios como o “Destaques A Granja do Ano”, conquistado em 2016, 2017 e 2018.