Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo terá dia D no sábado

Unidades de saúde de Passo Fundo estarão abertas das 8h as 17h

Por
· 2 min de leitura
Aproximadamente 2,4 mil crianças ainda não foram vacinadasAproximadamente 2,4 mil crianças ainda não foram vacinadas
Aproximadamente 2,4 mil crianças ainda não foram vacinadas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os pais terão uma nova oportunidade para levar seus filhos para se vacinarem contra a Poliomielite e o Sarampo. Inicialmente prevista para se encerrar nesta sexta-feira (31), a Campanha Nacional de Vacinação se estende até o sábado (01). Em Passo Fundo, as 24 salas de vacinação estarão abertas das 08h até às 17h para crianças entre um e cinco anos de idade. É necessário levar a carteira de vacinação e recomendado também o cartão do Sus.


A campanha não foi prorrogada apenas em Passo Fundo. O Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde estão orientando todos os municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de cobertura para receberem o público-alvo no sábado. De um total de 497 municípios no estado, apenas 140 atingiram a meta de vacinar 95% da população.


Em Passo Fundo, cerca de 7,4 mil (74%) pessoas foram vacinadas até às 15h de ontem (30). Ainda restam aproximadamente 2,5 mil crianças para receberem a imunização. “Diante do cenário atual o Brasil registra casos de sarampo em oito estados, sendo que o RS é o terceiro estado com maior número de casos, 23 casos até o momento. Em nosso Estado, o sarampo apresenta mais de uma cadeia de transmissão, tornando-se imprescindível que a população esteja protegida por meio da vacinação”, disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Raquel Schwaab Silva Carneiro.


O Rio Grande do Sul é um dos onze estados que ainda não atingiram a média nacional, imunizando 404 mil de um total de 528 mil crianças (76%). Segundo a última atualização enviada pelos estados, o Rio de Janeiro está com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Pará, Amazonas, Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí e São Paulo. Em todo o país a cobertura é vacinal é de 79% dos 11,2 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

 

Dia D
Durante o mês de vacinação, as unidades trabalharam no sábado (19) – conhecido como 'Dia D'. A ideia é justamente possibilitar uma oportunidade para os pais que trabalham durante toda a semana e não conseguem levar seus filhos para se vacinar. A procura é intensa e registrou cerca de 2,2 mil imunizações em Passo Fundo – número pouco inferior em comparação com as 2,5 mil crianças vacinadas nos 10 dias anteriores. Se repetir a grande movimentação, a meta será atingida.

 

Documentação
Levar os filhos para fazerem a imunização sem a carteira de vacinação. O fato tem sido recorrente na cidade. Na Central de Vacinas ocorreu diversas vezes durante o mês de agosto. Acham que é só gotinha”, contou a enfermeira Irene dos Reis. Quando isso acontece, a criança não é vacinada e os pais são orientados a retornarem com a documentação. No Cais Boqueirão, também foram registrados alguns casos, principalmente no último dia D. De acordo com a enfermeira responsável, Maria Elizabeth Sabadin, mais de 10 pais levaram seus filhos sem a documentação necessária. “Geralmente as mães não entendem”, completou. A ordem é feita pelo Ministério da Saúde e não é uma decisão tomada pelos responsáveis pela vacinação na cidade. Maria também salientou que a carteirinha é fundamental pois uma vacina depende da outra, e muitas vezes, ao checar o histórico, se percebe que faltam outras vacinas.

 

Quantidade de municípios gaúchos por coberturas
Acima de 95%: 140 municípios
Entre 90 e 94%: 74 municípios
Entre 80 e 89%: 122 municípios
Entre 70 e 79%: 84 municípios
Entre 60 e 69%: 52 municípios
Entre 50 e 59%: 21 municípios
Abaixo dos 50%: 04 municípios

 

Unidades de Vacinação em Passo Fundo
Amb. Especialidades
ESF Adriana Lírio
UBS Vila Nova Santa Maria
Amb. São José
Amb. São Luiz Gonzaga
CAIS Boqueirão
CAIS Fragomeni
CAIS Hípica
CAIS Luiza
CAIS Petrópolis
Central de Vacinas
ESF Adolfo Groth/ESFJaboticabal
ESF Caic Edu Azambuja
ESF Donária / Santa Marta
ESF Ivo Ferreira
ESF Jardim América
ESF Mattos
ESF Nenê Graeff
ESF Planaltina
ESF São Cristóvão
ESF Valinhos
ESF Vila Ricci
ESF Zácchia
UBS Adirbal Corralo

Gostou? Compartilhe