Teorias, análises e perspectivas das eleições presidenciais de 2018 são tema de curso na UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove o curso de extensão universitária “Compreendendo as eleições presidenciais de 2018: teorias, análises e perspectivas”. A atividade, que está com inscrições abertas até 11 de setembro, na página https://secure.upf.br/eventos/eventos/354, propõe, na eminência das eleições presidenciáveis, formar profissionais e cidadãos capazes de compreender os fenômenos políticos e instrumentalizar os participantes com o devido referencial teórico-prático para análise do processo.
 
A programação é composta de nove encontros semanais de 4h, às quartas-feiras, das 19h20min às 22h35min, com local ainda a ser definido. A metodologia se constitui por aulas expositivas na primeira parte do encontro, com os principais conceitos a serem analisados, fornecendo o instrumental teórico necessário para a compreensão dos fenômenos políticos. Já na segunda parte, serão realizados seminários com os resultados das pesquisas indicadas para cada um dos participantes, sobre os candidatos, partidos, entre outras temáticas.
 
Confira o cronograma:
12/09/2018 - Introdução à ciência política: tudo começa com Maquiavel
19/09/2018 - A trajetória dos candidatos: quem são, de onde vieram, para onde vão?
26/09/2018 - Posicionamento político: história dos partidos, alianças e propostas.
03/10/2018 - Situação: desempenho nas pesquisas, nos debates, na TV e nas redes sociais.
10/10/2018 - Resultados: analisando os resultados do primeiro turno.
17/10/2018 - O recomeço do jogo: alianças e perspectivas.
24/10/2018 - Desempenho: analisando o segundo turno.
31/10/2018 - Resultados finais das eleições: análise dos resultados
07/11/2018 - Resultados finais das eleições: quais as perspectivas para o Brasil?
 
Podem participar jornalistas, radialistas, comunicadores, publicitários, historiadores, cientistas sociais, movimentos políticos e sociais, estudantes universitários de áreas afins e comunidade em geral. A escolaridade mínima é Ensino Médio completo. O curso ainda objetiva conhecer os principais conceitos da ciência política; averiguar a trajetória dos participantes das eleições presidenciais de 2018; estabelecer a relação entre partidos, programas e candidatos; analisar o desempenho dos políticos durante as eleições; e avaliar os resultados do pleito. A coordenação é do professor Me. Vinícius Rauber e Souza.
Gostou? Compartilhe