Ações visam o debate sobre o suicídio

Até o final do mês de setembro, nove instituições do município realizam ações que alertam sobre os mitos e as verdades do assunto

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Campanha Setembro Amarelo tem o dia 10 de setembro como a data lembrada por ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. E é com o tema "Falar é a melhor solução", que instituições de Passo Fundo estão realizando ações de conscientização da população sobre a importância de debater o assunto, além de esclarecer os mitos e as verdades sobre o suicídio.

 

As ações da Campanha são promovidas pelo Hospital da Cidade (HC), Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes (HPBM), Prefeitura de Passo Fundo, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), UPF, IMED, Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho (APPG), Núcleo de Apoio à Vida de Passo Fundo (Navipaf) e Coordenadoria da Juventude. Em conjunto, elas estão realizando atividades até o final do mês de setembro.

 

As atividades ocorrem na quarta-feira (12) na qual vai ocorrer uma roda de conversa sobre suicídio na mídia, às 19h20min, no auditório da Faculdade de Direito da UPF. Na outra quarta-feira (19) será sobre os estudos do suicídio no meio acadêmico, às 14h no auditório da UFFS. E no domingo (23), o Parque da Gare vai ter campeonato de skate, apresentações musicais, a divulgação da campanha Setembro Amarelo e o encerramento da Semana da Juventude, às 14h.


CVV
Em Passo Fundo, a instalação física do Centro de Valorização à Vida (CVV) está em processo de desenvolvimento. Até o momento, o atendimento é realizado pelo telefone 188, que está interligado com todo Brasil. Já foi conversado com a Prefeitura de Passo Fundo, e o possível local para a instalação será o Hospital Municipal, até meados de novembro. "Com o CVV físico nós temos a possiblidade de manter um contato maior com a comunidade, através de divulgações, palestras e ações junto às escolas, instituições e nos bairros. É uma forma de nós conseguir falar sobre esse problema da depressão, e de como é importante que as pessoas comentem umas com as outras, com seus amigos e tenha uma válvula de escape para relatar seus problemas. A gente acredita fielmente que falar é a melhor opção", comenta o coordenador do CVV do município, Carlos Nunes.

 

A comunidade também pode ajudar na instalação física do Centro. O Núcleo de Apoio à Vida de Passo Fundo (NAVIPAF), que é a mantendora do CVV, está realizando uma forma arrecadação online. Para ajudar basta acessar vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-navipaf. Até momento foi contabilizado R$1.665,00 dos R$5 mil necessários. O objetivo é arrecadar o dinheiro até o dia 28 de novembro.

 

Qualquer pessoa acima de 18 anos, e que esteja disposta a ajudar quem necessita de conselhos, pode se tornar um voluntário. É necessário apenas ter a disponibilidade para participar do programa de seleção de voluntários, que a princípio será um curso em quatro sábados, e também possuir 4h semanais para o realizar o atendimento. É preciso inclusive voluntários que tenham disponibilidade para a noite e madrugada. Quem possui interesse deve enviar para o endereço de e-mail [email protected], o nome completo e um telefone para contato.

 

Encontro Estadual de Prevenção ao Suicídio
A União Municipal Espírita de Passo Fundo, vai realizar no sábado (15) um Encontro Estadual de Prevenção ao Suicídio, com o tema "Tenhamos Fé na Vida". O objetivo é debater o suicídio pela visão dos espíritas. Serão quatro palestrantes que irão abordar como previnir o suicídio na infância e na adolescência, na área médica e também a resiliência, que seria a capacidade de suportar os momentos de dificuldade. Além disso, vão trazer informações e orientações baseadas no livro importante do movimento espírita, Memórias de um Suicida.

 

Na visão dos espíritas, o suicídio pode ser visto de diferentes pontos de vista. "Primeiro o aspecto de quem sofreu a perda de um ente querido que tenha cometido o suicídio. Então combater o suicídio e reforçar o ânimo para não cometer esse equívoco. Achamos que a vida acaba, mas na realidade ela não acaba, e quando pensamos que escapamos ou saímos desse problema, acabamos errando novamente, e às vezes pior", comenta um dos palestrantes, José Luis Luvizetto Terra.

 

O Encontro Estadual de Prevenção ao Suicídio faz referência a umas das novidades da palestra. Ela será transmitida ao vivo na página do Facebook do Dias da Cruz Passo Fundo para todo o Rio Grande do Sul. A ferramenta é um forma de interação entre todas as casas espíritas do estado e a comunidade da região. O evento ocorre no Centro de Eventos da UPF, das 14h às 20h30min, com entrada gratuita.

Gostou? Compartilhe