Chuva ultrapassa a média de outubro

Instabilidade retorna na quarta-feira com previsão de temporal nos próximos dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Outubro está apenas fechando a primeira quinzena, mas toda a quantidade de chuva prevista para o mês já foi alcançada. Durante os 31 dias, a média histórica é de 153mm. No entanto, nos primeiros 15 dias, a cidade de Passo Fundo já ultrapassou a marca. Durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, foram registrados 22mm de chuva, contabilizando 155mm no total.


O feito já não chega a ser novidade na cidade. Durante setembro, a situação já havia se repetido: o município registrou uma quantidade de chuva 53% superior ao que era previsto. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, o mês se encerrou com 306mm de chuva – a média histórica era de 200mm.


Impacto
Com a grande quantidade de chuva, a agricultura acaba sendo prejudicada. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Dóro, para a cultura de inverno (trigo, cevada, aveia branca e canola) está sendo negativo. “Além do excesso de chuva, estamos tendo temperaturas em ascensão e dias encobertos, com falta de luz. Isso ocasiona a instalação de doenças fúngicas, ferrugens e doenças na espiga do trigo”, argumenta. Cláudio completa dizendo que o ideal agora seriam temperaturas mais baixas, chuvas abaixo da média e bastante sol.

 

Previsão
A chuva, que tem sido recorrente nos últimos meses, retorna para o município apenas na quarta-feira (17). Após a instabilidade do feriado ter sido afastada na segunda-feira (15), a terça-feira (16) amanhece com céu claro e passa para parcialmente nublado no decorrer do dia. A temperatura se mantém entre 14 e 25ºC. Pancadas de chuva são esperadas para quarta-feira. O mesmo deve se repetir também na quinta-feira (18) e pode se estender para a sexta-feira (19). Com a chuva, também existe a possibilidade da formação de temporal na região. “A tendência mais forte é para o lado de Alegrete, mas não podemos descartar”, diz Sampaio.

 

Estado
Na terça-feira (16), o ingresso de ar quente manterá as temperaturas elevadas, próximas de 30°C. Na quarta (17) e quinta-feira (18), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões, com risco de novos temporais isolados. Os totais esperados devem oscilar entre 35 e 50mm na maioria dos municípios. Na Zona Sul e na Serra do Nordeste, os valores previstos oscilarão entre 60 e 80mm em algumas localidades. No Alto Vale do Uruguai e no Planalto, os volumes serão mais elevados e podem superar os 120mm.


Próximos dias
Terça-feira: 14ºC-25ºC / Parcialmente nublado
Quarta-feira: 14ºC-23ºC / Pancadas de chuva
Quinta-feira: 14ºC-22ºC / Pancadas de chuva
Sexta-feira: 14ºC-23ºC / Possibilidade de chuva

Gostou? Compartilhe