Com o intuído de gerar um ambiente de discussão sobre os 30 anos do SUS, avanços e desafios do sistema, a IMED, por meio do Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e o Cuidado em Saúde da instituição promoveu na tarde de ontem, no Auditório do Campus Passo Fundo uma palestra destinada à comunidade acadêmica, gestores e trabalhadores do Sistema.
Com o título “SUS 30 anos: avanços e desafios do sistema de saúde brasileiro” a iniciativa foi ministrada pelo médico e ex-ministro de Saúde, Ademar Arthur Chioro dos Reis, que já foi Presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, é docente da UNIFESP e Pesquisador em Saúde Coletiva da IMED.
Garantido desde a criação da Constituição Federal de 1988, saúde é assegurada como “um direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doença e de outros agravos e possibilitando o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação”. Ademar abordou na ocasião importantes pontos sobre o que o SUS representa para a realidade da saúde brasileira, além os desafios enfrentados.
"A partir da criação do SUS, se escreve pela primeira vez na constituição que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Conseguimos avançar em ações e programas de prevenção que são considerados referencias mundiais, até casos de alta complexidade, programas que muitos países de primeiro mundo não conseguem garantir para a população. Entretanto, ainda temos muito o que avançar", afirmou. O evento teve o apoio do Hospital da Cidade – HC e Diretório Acadêmico Moacyr Scliar – DAMS.