Emater realiza evento no Dia Mundial da Alimentação

O encontro iniciou com a apresentação das políticas públicas e atividades que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Centro de Referência da Assistência Social

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A garantia de acesso à alimentação saudável foi o principal tema discutido durante o evento realizado no município de Constantina, na terça-feira (16/10), data em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A atividade, organizada pela Emater/RS-Ascar, aconteceu no Clube Comercial de Constantina e reuniu agricultores beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria (PBSM).

 

O encontro iniciou com a apresentação das políticas públicas e atividades que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Em seguida, os beneficiários tiveram a oportunidade de acompanhar a explanação sobre a importância da alimentação na prevenção de doenças, tema apresentado pelas nutricionistas do município Jordana Lazzareti e Rosane Gonzatti.

 

A enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Caroline Rossetto, falou sobre a legalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), as atividades que estão sendo desenvolvidas durante a campanha Outubro Rosa, bem como as que serão realizadas no próximo mês, com a campanha Novembro Azul. Caroline também falou sobre a importância dos cuidados com a alimentação e como estes estão diretamente relacionados às principais doenças que acometem a população.

 

Para concluir as atividades da manhã, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Aldoir Ott, e o secretário Municipal da Agricultura, Valdir Grizon, apresentaram um levantamento das principais ações desenvolvidas no município envolvendo a produção de alimentos. A equipe da Emater/RS-Ascar entregou um Kit de sementes para cada participante, como forma de estimular o plantio de pequenas culturas. À tarde, os beneficiários visitaram a propriedade da família Salami, no município de Rondinha, modelo em produção de morangos, batata-doce e mais outros 20 produtos que são comercializados nas feiras de Constantina e Rondinha.

Gostou? Compartilhe