Prevenindo acidentes

Diariamente, uma van adaptada percorre a região buscando alertar sobre os perigos no trânsito

Por
· 2 min de leitura
Equipamento reproduz a prática de direção de caminhões, ônibus e carretasEquipamento reproduz a prática de direção de caminhões, ônibus e carretas
Equipamento reproduz a prática de direção de caminhões, ônibus e carretas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ao se dirigir até alguns locais onde se encontram muitos motoristas, você já deve ter observado uma van do Sest Senat. Diariamente, funcionários dirigem por cidades como Passo Fundo, Marau, Erechim e Casca para alertar sobre cuidados que devem ser tomados ao estar no volante. Na reportagem, você confere também os outros serviços pelo Sest Senat que envolvem o trânsito.

 

Mais de quatro mil pessoas já entraram no veículo neste ano de trabalho. Ao passar pela porta, os motoristas observam uma van totalmente adaptada internamente. Por meio de televisores, são reproduzidos diversos vídeos sobre a importância de estar sempre em alerta no trânsito e dirigindo com direção defensiva. Além dos alertas feitos com auxílio da tecnologia, o antigo método ainda continua sendo reproduzido: entrega de panfletos.

 

“Percebemos que muitas vezes os motoristas chegam ao local sem cinto de segurança. Depois que passamos um vídeo e realizamos uma conversa com o motorista, ele já sai colocando o cinto de segurança. Querendo ou não, em um primeiro momento você já tem um impacto positivo”, explicou o coordenador do Sest Senat, Cesar Barriquel. Além das explicações sobre o trânsito, também é trabalhada a questão familiar, onde os motoristas precisam estar conscientes de que, além de cuidar da sua própria vida, existem mulher e filhos esperando em casa.

 

Para dirigir a van pela região de Passo Fundo e manter o projeto vivo, um motorista trabalha exclusivamente com o veículo. Na jornada, estão presentes sempre outros companheiros para realizarem a entrega do material informativo e coordenarem as explicações. “Diariamente na BSBios tem vários caminhoneiros que chegam e descarregam. Normalmente o pessoal tem ido lá. Objetivo é ir até o motorista e identificar, ele que é o público-alvo, entregar material orientativo e brindes. Já fazemos essa campanha desde o ano passado, mas em 2018 ganharam a van”, disse o coordenador.

 

Senat

Além da oficina, outros 200 cursos online são oferecidos pelo departamento de trânsito da entidade: Senat. As aulas podem ser feitas pela comunidade em geral, não se limitando apenas aos trabalhadores do transporte e seus dependentes, e valem certificados que podem ser utilizados como horas complementares na faculdade. Os cursos envolvem áreas como saúde, social, gestão, educação e transporte. Também existem as aulas para transporte público de passageiros, escolar, veículos de emergência, além de cursos para taxistas e moto frentistas.

 

Simulador
Para os cursos regulamentados , exite um simulador de trânsito profissional. A utilização é feita nas aulas de condução segura, condução econômica e direção defensiva. O sistema abrange as categorias C (caminhão), D (ônibus) e E (carreta.). O funcionamento é muito similar ao utilizado nos centro de formações de condutores: o motorista senta no banco e possuí um painel espelhado ao utilizado nos veículos. À sua frente, três grandes televisores reproduzem imagens de um caminho que precisa ser percorrido. Conforme a orientação do professor, é possível ir adicionando obstáculos e modificando as estradas. A ideia de colocar o aluno no simulador é justamente reproduzir o que é executado com caminhões, ônibus e carretas para deixar o aluno ainda mais preparado. “A gente costuma dizer assim: aqui é o momento de errar. Se tiver que errar, que seja aqui e não na estrada”, finalizou o coordenador Cesar. Algumas empresas já estão utilizando o serviço para treinar todos os seus motoristas. O curso pode ser feito de maneira gratuita pela comunidade. 

Gostou? Compartilhe