Chuvas devem permanecer até o Feriado

Mêses de setembro e outubro fecharam com chuvas acima da média na ordem de 272mm

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pancadas de chuva, descargas elétricas e ventos de até 68km/h. A área de instabilidade que chegou na madrugada desta quarta-feira (31), causou uma forte chuva, com queda de granizo em algumas regiões. Até as 9h da manhã de ontem, havia chovido 53mm. O mês de outubro fechou com um acumulado de 319mm de chuva, o que representa o dobro, cerca de 110% da média histórica do mês, que era de 153mm. No mesmo período do ano passado, foi registrado 276mm de chuva. Além disso, na terça-feira (30), foi registrada a temperatura mais alta da primavera, quando se atingiu 31,4ºC.

 

O primeiro dia do mês de novembro deve ser de tempo instável, com chuva no decorrer do dia, e possibilidade de trovoadas. À noite, deve ocorrer um ligeiro declíneo na tempertura, que podem variar de 16ºC e 20ºC. Na sexta-feira (02), Feriado de Finados, o dia deve amanhecer parcialmente nublado, passando para nublado. Pode ocorrer pancadas de chuva no final da tarde ou à noite. O dia deve ser com amplitude térmica. A mínima fica entre 10ºC e a máxima pode chegar até 28ºC, com elevação principalmente à tarde.

 

No sábado (03), uma nova área de instabilidade provoca pancadas de chuva com trovoadas. Mínima de 17ºC e máxima de 26ºC. No domingo, a instabilidade já se afasta e não há previsão de chuva, assim, a temperatura deve variar entre 13ºC e 26ºC. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, na previsão extendida, não há indício de chuvas até a quarta-feira (07).

 

Se confirmado o prognóstico, a tendência para novembro é que a chuva seja dentro ou acima da média, que é de 132mm. Sampaio relata que para os agricultores, em especial para a cultura de inverno do trigo, a grande quantidade de chuva que caiu nos últimos meses, teve um grande impacto negativo.

 

Histórico
Somando as chuvas do mês de setembro e outubro, índice total foi de 625mm. Isto representa mais de 272mm acima das médias previstas para estes meses, que eram, respectivamente, 200mm e 153mm. Mas isto não representa nenhuma novidade. "Nós tivemos o outubro de 1997, quando choveu 550mm neste mês daquele ano. Quase um dilúvio.", ressalta Sampaio.

 

Nesta ano, não somente a média de outubro foi ultrapassada, o mês de setembro também registrou alto índice de chuva. O município registrou uma quantidade de chuva 53% superior ao que era previsto, e passou a média histórica, de 200mm. Neste mesmo período do ano passado, havia chovido apenas 86mm.

Gostou? Compartilhe