O ar seco que está predominando desde o início desta semana, deve permanecer também neste final de semana. O céu fica com poucas nuvens. No sábado (10), a temperatura deve ficar entre 16ºC e 29ºC. Já no domingo (11), ainda com céu limpo, a temperatura máxima pode chegar aos 31ºC. As temperaturas ficam amenas durante a noite e elevadas no período diurno. O que está amenizando e fazendo a diferença nestes dias de altas temperaturas, é a presença do vento quase todas as manhãs, e à tarde uma leve brisa. O vento deve continuar neste fim de semana, com rajadas fracas a moderadas.
Na segunda-feira (12) ocorre um aumento da nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. A tempertaura ainda permanece elevada, com mínima de 19ºC e máxima de 31ºC. Na terça-feira (13) e na quarta-feira (14), a área de instabilidade provoca pancadas de chuva passageira, e temperaturas variando entre 16ºC e 26ºC. A boa notícia, é que não há previsão de chuva para o feriado de Proclamação da República, no dia 15 de novembro.
De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, as temperaturas estão oscilando dentro do padrão previsto. Além disso, “segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a atual situação da superfície do mar do Pacífico Equatorial, aponta para a conformação do evento El Niño fraco no decorrer destes últimos meses do ano. Lembrando que o período de maior relação com o aumento da chuva é durante o crescimento do evento”, disse.
Chuva
Nestes primeiros 10 dias do mês de novembro, foi registrado 39 mm de chuva em Passo Fundo. Isto representa 29% da média histórica para o mês, que é de 132mm. A menor média de chuva da primavera é registrada em novembro.
Estado
A próxima semana terá calor e chuva forte no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 50 mm na Serra do Nordeste, Planalto e Zona Sul. Nas demais regiões, os totais deverão oscilar entre 60 e 80 mm na maioria dos municípios. Os valores acumulados podem superar os 100 mm em algumas localidades da Fronteira Oeste e das Missões.