Chuva permanece no sábado

O mês de dezembro deve iniciar com chuva e ocasionar baixas temperaturas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A área de instabilidade que iniciou nesta sexta-feira (30) e ocasionou nuvens carregadas e pancadas de chuva, deve permanecer também no primeiro dia do mês de dezembro. Neste sábado (1º), o dia fica nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas. As temperaturas variam entre 18ºC e 28ºC, e podem sofrer declínio à noite. Já o domingo (02), inicia com chuva, mas o sol deve retornar à tarde. Devido a entrada de um ar frio e seco, as temperaturas ficam entre 14ºC e 19ºC.

 

Na previsão extendida, a segunda-feira (03) amanhece parcialmente nublada e gelada. A mínima pode ser de 9ºC, com elevação gradativa no decorrer do dia. Não há previsão de chuva até a quarta-feira (05). Neste mês de novembro o acumulado de chuvas registrou 218mm, são 86mm a cima da média histórica esperada para o mês, que é de 132mm. Somente na quarta-feira (28), foi registrado 41mm de chuva em poucas horas. Na sexta-feira (30), foi registrado 8mm de chuva, em pontos localizados da cidade.

 

“Como já foi confirmado, esse mês será o terceiro seguido com chuvas a cima da média, assim como tivemos em setembro e outubro deste ano”, ressalta o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio.

 

Estado
As áreas de instabilidades persistem no sábado (1º), alimentadas pelo sistema de baixa pressão e pelos ventos em altitude. Dessa maneira, há previsão de pancadas de chuva pelo estado. No Sul e parte do Oeste, o tempo vai abrir com a entrada dos ventos do quadrante sul. O domingo (02) terá sol em grande parte do Rio Grande do Sul com chuvas isoladas no Norte e parte do Litoral.

Gostou? Compartilhe