O verão nem chegou, mas os termômetros já dão o tom, ou melhor, a sensação da nova estação. Com as temperaturas acima dos 30ºC, na tarde de ontem a sombra foi disputada por quem passeava pelo centro. A chuva até ameaçou de cair, mas a pequena quantidade ainda aumentou a sensação de abafamento em alguns pontos da cidade. Com a proximidade do verão, que se inicia no próximo dia 21, o calor está dentro da normalidade.
Quem explica é o agrometeorologista da Embrapa Trigo Gilberto Cunha. Conforme ele, as altas temperaturas registradas não são uma exceção e estão de acordo com o clima regional. Ele lembra que em 2008, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 36ºC no mês de dezembro. O calorão é efeito de uma massa de ar de origem tropical que está sobre a região. Geralmente passageira, esse tipo de massa de ar se caracteriza por fazer a temperatura aumentar em períodos aproximados de cinco a sete dias. Outra situação que faz a sensação de calor ser maior é a transição entre a estação de temperaturas mais amenas para a de maior calor. Com isso, os primeiros dias de maior calor são mais percebidos pelas pessoas.
A boa notícia para quem não gosta do calor é de que a chuva prevista para essa semana deve amenizar as temperaturas. O mesmo vale para os agricultores, uma vez que a precipitação deve favorecer as lavouras de verão que estão em início do ciclo. Conforme Cunha, de hoje até o final de semana deve chover entre 40mm e 50mm. Pelo Centro da cidade as sombras em praças e paradas de ônibus foram disputadas nos horários de sol mais intenso. Quem comemorou as altas temperaturas foram os vendedores de sorvete. Em um dos pontos de venda na Rua Moron, em frente à Praça da Cuia, o pessoal chegou a formar fila em alguns momentos.
Formação do El Niño
Cunha destaca que conforme o último boletim oficial divulgado em 13 de dezembro, a probabilidade de formação do fenômeno El Niño a partir de janeiro é superior a 90%. O fenômeno deverá ser de intensidade fraca, mesmo assim, a expectativa é de temperaturas mais elevadas, especialmente as mínimas, e de chuvas dentro ou pouco acima do padrão. Conforme Cunha, em função das chuvas mais frequentes, as temperaturas máximas tendem a ser um pouco mais amenas em anos de El Niño. Em Passo Fundo, conforme os dados registrados na Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, a máxima chegou aos 33,5ºC na tarde de ontem. Pelo Estado, os termômetros beiraram os 40ºC em vários municípios:
Teutônia: 39,6°C
Venâncio Aires: 39,6°C
São Leopoldo: 39,4°C
Três Coroas: 39,1°C
Lajeado: 38,9°C
Porto Alegre: 38,2°