A Ceasa/RS, conforme circular distribuída no mercado informando os horários de Natal e Ano-Novo, vem esclarecer o que segue: a principal função de uma central de abastecimento, como é o caso da Ceasa, é abastecer a população do Rio Grande do Sul de produtos hortifrutigranjeiros.
A Ceasa abastece todos os municípios do RS com produtos frescos e de alta qualidade. Frutas, verduras e hortaliças chegam à mesa do consumidor com uma qualidade inigualável por serem colhidas praticamente no dia da comercialização, como verduras e frutas selecionadas que, quando importadas do exterior ou de outros estados, passam por um rígido controle de qualidade.
A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul é a única entre todas no país que mantém um pavilhão de produtores, onde todos eles já possuem o curso de boas práticas em manejo de defensivos agrícolas concluído.
É preciso pensar em abastecimento para todos os gaúchos, tanto de Porto Alegre como da Região Metropolitana e do interior do estado, até nas mais distantes fronteiras.
Como fazer para que um supermercado da cidade de Uruguaiana consiga ter seus produtos frescos à disposição da população se a Ceasa fechar no sábado ou no domingo anteriores ao Natal e ao Ano- Novo?
Veja esta hipótese: o mercado fecha sábado e só abre domingo. Como um caminhão, que tenha carregado produtos na Ceasa no domingo para abastecer Uruguaiana (634 quilômetros), ou cidades próximas, chegará a tempo de descarregar no supermercado e o mesmo colocar a mercadoria à venda no próprio domingo ou na segunda-feira, que serão os dias de grandes vendas? Simplesmente impossível.
Outra hipótese: fechar domingo e abrir somente sábado. Imaginem as folhosas, altamente sensíveis, serem carregadas no mercado durante o sábado pelos caminhões que levam os produtos até a fronteira, sob intenso calor. Qual a garantia de qualidade para os consumidores?
Portanto, a área técnica da Ceasa, juntamente com sua diretoria, respaldada pelos compradores, em diversas reuniões pelo estado, decidiu que a Ceasa abrirá sábado e domingo, tanto o pavilhão dos produtores quanto o setor atacadista, assegurando ao consumidor gaúcho um produto de qualidade como sempre fez em sua história, pois o primeiro e grande objetivo é o abastecimento de alta qualidade.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO NO FINAL DO ANO:
Sexta-feira (28) - Mercado Normal
Sábado (29) - Mercado das 8h às 14h
Domingo (30) - Mercado das 8h às 14h
Segunda-feira (31) - Mercado Fechado
Terça-feira (1º) - Mercado Fechado
Quarta-feira (2) - Mercado Normal.