Fim de semana abafado e com chuva

Para a virada do dia 31 o tempo deve permanecer quente e não há previsão de chuva durante a noite

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O último final de semana do ano deve ser marcado por pancadas de chuva em pontos isolados da cidade, normalmente no período da tarde ou à noite. As chuvas serão de rápida passagem. Além disso, as temperaturas se mantém elevadas, tornando os dias abafados. No sábado (29), a temperatura varia entre 19ºC e 32ºC. Já o domingo (30), inicia parcialmente nublado e passa a nublado no decorrer da manhã. A temperatura máxima não passa dos 31ºC.

 

A véspera do ano novo, segunda-feira (31), também inicia parcialmente nublada, com pancadas de chuva à tarde e início da noite. Devido as altas temperaturas, com mínima de 20ºC e máxima de 33ºC, o decorrer do dia deve ser quente e abafado. Não há previsão de chuva na virada do ano. Assim como os dias anteriores, o primeiro dia do ano de 2019 deve iniciar parcialmente nublado, passando a nublado à tarde. Pode ocorrer pancadas de chuvas na cidade. A temperatura varia de 20ºC e 33ºC.

 

Chuvas torrenciais de verão

De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, é comum que ocorram as chamadas chuvas torrenciais de verão, como foi de o caso de David Canabarro, na última quarta-feira (26). “Isso acontece quando se tem pancadas de chuva muito fortes, em regiões mais altas. Aquela área é uma região que começam os morros e essas pancadas ocorreram em um ponto bem alto e a chuva desceu”, explica. Além disso, o observador relembra que o fato já ocorreu em Passo Fundo há alguns anos, e pode voltar a acontecer nos próximos dias em determinadas regiões do Estado.

 

Litoral Catarinense

Para quem está pensando em viajar no feriado de Ano Novo para as praias do litoral de Santa Catarina deve enfrentar dias de sol, calor e pancadas de chuva típicas do verão. No sábado (29) deve ter predomínio de sol do Estado de Santa Catarina e as pancadas de chuva devem aparecer em regiões isoladas, diminuindo o risco de temporais. De domingo (30) a terça-feira (01), também há previsão de sol e temperaturas elevadas. Porém, pode ocorrer pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. Há risco de temporais localizados.

 

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado, a tendência a partir do dia 02 até o dia 11 de janeiro é de dias de sol com condição de pancadas de chuva na tarde e noite. Próximo aos dias 04 e 09 há previsão de passagem de frentes frias no litoral. A temperatura permanece elevada com sensação de ar abafado no período. Apesar das pancadas de chuva em pontos isolados, os veranistas poderão aproveitar as altas temperaturas para se refrescar nas praias catarinenses.

 

Região Sul

Na virada do ano, para grande parte das cidades da região Sul do país, o dia começa com bastante sol, mas o tempo permanece instável.. A aproximação de uma nova frente fria costeira e um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina ajudam a formar intensas instabilidades que provocam pancadas de chuva nas três capitais sulistas. Nas demais áreas dos três estados também volta a chover com intensidade que varia de moderada a forte intensidade e possibilidade para descargas atmosféricas. Por enquanto não há alertas a serem emitidos, mas não são descartados temporais intensos e pontuais, visto que são muito comuns nesta época do ano.


Com a  configuração do fenômeno El Niño durante o verão, o modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas ligeiramente acima do normal no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e no norte do Paraná. Nas demais áreas as chuvas devem variar dentro da faixa normal ou ligeiramente abaixo. As temperaturas devem ficar um pouco acima da média em praticamente toda a região, a exceção é apenas o sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem ficar dentro da normalidade.

Gostou? Compartilhe