Em 2019 teremos um ano de justiça e equilíbrio, sob a regência de Xangô, orixá que é o Deus da Justiça e o dono da balança. Ao seu lado estará Iansã, orixá que é a Deusa dos Ventos e dos temporais, trazendo movimentos em muitas áreas e em todos os sentidos. Esta é a interpretação do espiritualista Carlos Magno Berra, Embaixador do Afroconesul em Portugal, onde mantém residência fixa, e com grande atuação no Brasil. Ele segue a Nação de Oyó, um lado africano fortemente cultuado no Rio Grande do Sul, e há mais de 30 anos interpreta as regências anuais para O Nacional. O ano inicia numa terça-feira, dia de Xangô e também de Iansã, explica Carlos Magno sobre a determinação da regência anual no panteo africano. Em outras linhas, pode haver interpretações diferentes. “O final de 2018 já traz as características desses orixás, como os temporais ou um vulcão em erupção”, disse para exemplificar o início da transição.
Cores e números
Xangô tem as cores vermelha e branca, os números 6 e 12. No sincretismo aos costumes católicos, Xangô novo representa São Miguel e velho São Jerônimo. Iansã é Santa Bárbara, suas cores são marrom e branca e seus números 7 e 8.
As dicas para a virada
Roupas: vermelhas e brancas
Frutas: maçã, morando, banana-ouro, melancia, ameixa, pêssego, manga, melão, pitanga, bergamota, mamão, uva branca, uva rubi e um abacaxi ao centro da mesa.
Doces: chico balanceado, torta de maçã e doce de batata-doce.
Flores: para Xangô 3 cravos brancos e 3 vermelhos; para Iansã 4 rosas vermelhas e três brancas.
As simpatias
- Acender uma vela vermelha e branca e pedir justiça para suas causas.
- Ter uma balança próxima no trabalho e/ou em casa.
O que dizem os búzios
Através de vibrações os búzios são um elo entre os orixás e os homens. As pequenas conchas são jogadas em um círculo formado por símbolos que representam os orixás. A sineta vibra e as perguntas são formuladas. A disposição em que os búzios caem permite a interpretação das respostas.
Brasil: mudanças e risco de atentado
A primeira jogada mostra que o ano de 2019 será favorável para o Brasil. Grandes mudanças exigirão paciência. Haverá, ainda, muitas reivindicações e manifestações. Possibilidade de ataques com risco de vida ao presidente. Desavenças internas no governo e muitas mudanças no decorrer do ano, indicando que poucos dos primeiros indicados permanecerão. Haverá dedicação no combate à criminalidade. O ano será mais próspero, com equilíbrio no desemprego e grandes investimentos externos, porém com pequenos conflitos nas relações internacionais. E, atenção! Xangô alerta que os brasileiros deverão ter muita cautela com os seus gastos.
Passo Fundo: novas empresas
Em relação a Passo Fundo, a leitura indica que não vai mudar muita coisa. Mesmo assim, a cidade continuará crescendo, atrairá novos negócios e chegarão novas empresas.
SC Gaúcho: ano promissor
Com as mudanças tem chances de crescer. Um ano promissor, mas necessitará investir em bons jogadores. Haverá boas notícias e tem boas chances para subir.
EC Passo Fundo: caminho positivo
Ano favorável com boas mudanças e está aberto um caminho positivo. Haverá a necessidade de contratações de jogadores. Com novos investidores, poderá vislumbrar a possibilidade de subir.
PF Futsal: bom começo
Boas chances de vitórias com a chegada de novos jogadores. Uma boa estreia na Série Ouro e grande chance de conquistas.
Grêmio: valores internos
Surgirão novos destaques dentro do próprio Grêmio. Um ano favorável passará pela flexibilidade do técnico.
Inter: oportunidade
Os búzios não mudam muito em relação a 2018, mas surge a oportunidade para conquistar um título. As mudanças são necessárias.
A mensagem de Carlos Magno
“Peço que as pessoas sejam justas umas com as outras, para que a justiça do Pai Xangô prevaleça no dia a dia. Façamos sempre o bem, porque a lei do retorno existe. Que a Mãe Iansã traga bons movimentos nas áreas da saúde, sentimental e profissional”.